Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


HILARY AND JACKIE

Jacqueline du Pre foi a maior celista inglesa. A mãe era pianista, a irmã tocava flauta e quando pequena, era melhor que ela. Mas Jaqueline ganhou uma competição quando era ainda uma criança e ficou famosa de um dia para o outro. Começou a ser convidada para tocar no mundo inteiro, casou com um maestro argentino e eles quase viveram felizes para sempre. Mas o final da história nao e um conto de fadas.

Aos vinte e oito anos de idade ela foi diagnosticada com múltipla esclerose, e faleceu aos quarenta e dois, em 1987. Com toda esta novela, seria muito fácil para o diretor Anan Tucker fazer um filme piegas e apelativo. Mas isto não acontece. O roteiro é muito inteligente, a história é contada do ponto de vista de Hilary, a irmã com quem Jackie tem uma amizade bonita, mas ao mesmo tempo dependente e doentia.

Em um certo momento de suas vidas Jackie pede para dormir com o marido de Hilary, e esta lhe concede o desejo contra a sua vontade. Depois vemos a narrativa sendo contada do ponto de vista de Jackie, e temos a oportunidade de ver quão vazia pode ser a vida de uma pessoa que está na ribalta, viajando de um lugar para o outro.

Em um certo momento de uma turnê, Jackie envia um pacote para casa. Sua família fica desapontada ao ao abri-lo e descobrir que o conteúdo eram suas roupas sujas, para serem lavadas e voltarem com o cheiro de seu lar. A atuação também e excelente, principalmente Emily Watson (Ondas do Destino), que consegue recriar esta celista que foi uma pessoa muito complexa: doce quando estava de bem com a vida, genial quando tocava, difícil como todas as pessoas que são colocadas num pedestal desde a infância, e convincente quando pira e adoece. Será que Emily vai ganhar a estatueta? Ou será que a academia vai preferir a ex-namorada do Brad Pitt?

Hilary and Jackie
, Inglaterra, 1998. Direção: Anand Tucker.

Bárbara Kruchin é artista plástica e aficcionada por cinema. Ela é brasileira, mas mora em Nova York desde 1991, onde cursou a School of Visual Arts.

Índice de colunas.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.