Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Imprensa em Cannes destaca bom momento do cinema brasileiro

Terça, 21 de maio de 2002, 17h31

A edição diária da publicação norte-americana Variety, no Festival de Cinema de Cannes, circulou com farto material sobre o cinema brasileiro nesta segunda-feira.

Veja também:
» Cobertura completa do Festival de Cannes
» Fotos
» Madame Satã surpreende Cannes por ousadia sexual
» Meirelles diz que Cannes não se deu conta de novo cinema latino

Um dos artigos destaca o aumento do público e da importância do Fest Rio - cuja quarta edição está marcada entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro -, que se firmou como o maior festival de cinema da América Latina.

Outra matéria analisa a criação da Agência Nacional de Cinema, cuja função é fortalecer a indústria cinematográfica no país, buscando parcerias internas e externas para a co-produção de filmes.

O número de lançamentos de produções brasileiras em 2002 também foi destaque na Variety. Segundo um dos artigos, estão programados 48 títulos nos primeiros quatro meses, contra 33 no ano de 2001.

Mais elogios para Cidade de Deus
A exemplo de publicações norte-americanas como Variety e Hollywood Reporter, o diário francês Libération, em sua edição de segunda-feira, também elogiou o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

O crítico de cinema Didier Peron afirmou que "é preciso reconhecer que este diretor (Meirelles) tem o dom de conduzir o público para dentro de um efervescente turbilhão de imagens e de sensações".

O jornal destaca a qualidade do elenco, quase inteiramente formado por amadores, enfatizando que eles "emprestam ao filme uma incrível vitalidade". Além disso, o artigo sublinha que o filme "é um dos representantes de um novo cinema brasileiro ...com um certo acento tarantiniano em alguns aspectos, coisa que não escapou aos norte-americanos, já que a Miramax distribuirá o filme nos EUA".

Neusa Barbosa/ Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade