- Ao receber o Oscar de melhor atriz pelo filme 'Rosa de Esperança', em 1942, Greer Garson fez um discurso que durou aproximadamente uma hora, o maior da história da Academia.
- Alfred Hitchcock fez o discurso mais curto da história do Oscar. Ao ganhar o Prêmio Irving Thalberg, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em 1968, pelo conjunto de sua obra, o aclamado diretor disse apenas: "obrigado".
- Jack Nicholson, vencedor do prêmio de melhor ator por 'Um Estranho no Ninho', em 1976, agradeceu a um agente, que dez anos antes tinha aconselhado que ele largasse a carreira de ator.
- No mesmo ano, Louise Fletcher agradeceu Jack Nicholson por "fazer um sanatório realmente parecer um sanatório" nas filmagens de 'Um Estranho no Ninho'. Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Na mesma noite, ela ainda fez um discurso completo em linguagem de sinais, já que seus pais são mudos.
- Maureen Stapleton, melhor atriz coadjuvante de 1981, agradeceu da seguinte forma: "Agradeço a todos que eu já conheci na minha vida."
- Em 1984, John Wayne, já com câncer, foi ovacionado ao dizer que "ele e o Oscar tinham algo em comum, pois chegaram a Hollywood em 1928 e pretendiam ficar por muito tempo". Ele morreu apenas dois meses depois, aos 72 anos.
- Após ganhar por melhor atriz coadjuvante em 'Hannah e suas irmãs', em 1987, Dianne West disse que segurar o Oscar em frente ao público era bem diferente do que ela tinha imaginado enquanto treinava na banheira.
- Ao ganhar o Oscar de melhor diretor por 'A Lista de Schindler' em 1994 - após anos sem ser reconhecido pela academia -, Steven Spielberg disse que tomou a melhor "golada de água após um longo período com a boca seca".
- Em 1996, durante seu discurso pelo melhor documentário, Jessica Yu, de 'Vida e a Obra de Mark O'Brien', disse que "percebeu a mudança de território quando sua roupa custa muito mais do que o próprio filme", arrancando risos da platéia.
- Em 1998, Robin Williams disse que dedicaria o Oscar de melhor ator coadjuvante, por 'Gênio Indomável', ao seu pai. "Quando eu contei que queria ser ator, ele me respondeu: 'ótimo, só tenha uma segunda profissão. Seja um mecânico, por exemplo'", brinca.
- Denise Robert, que recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro por 'As Invasões Bárbaras', agradeceu por "'Senhor dos Anéis' não se encaixar nesta categoria". Em 2004, o filme de Peter Jackson, ganhou onze Oscars.
- Ao ganhar o Oscar de melhor diretor em 2007 por 'Os Infiltrados', Scorsese disse que "estava profundamente emocionado e que agradecia à Academia pelo seu reconhecimento". Em mais de 30 anos, o cineasta nunca levou a cobiçada estatueta.