Cinema e DVD Indiana Jones A trilogia


 Sites Relacionados

Cinema & DVD
Diversão

A trilogia


Indiana Jones e a Última Cruzada

Indiana Jones e a Última Cruzada, o filme que encerrou a então trilogia de George Lucas e Steven Spielberg, conta as origens do herói. Dois personagens são fundamentais na compreensão do caráter de Indy: o pai, Henry Jones, e o arqueólogo Fedora. O primeiro dedicou boa parte da vida a estudar a existência do Cálice Sagrado, utilizado por Jesus na última ceia com os apóstolos. O segundo era um caçador de riquezas que vendia artefatos históricos no mercado negro.


Foto: Divulgação
A história começa com Indiana Jones na adolescência, interpretado por River Phoenix. Ele é um escoteiro que rouba a Cruz de Coronado do grupo de Fedora (Richard Young). À perseguição, seguem-se diversas cenas que explicam o comportamento do Indiana adulto: o medo de cobras, a companhia inseparável do chicote, o chapéu sempre postado na cabeça. A seqüência inicial mostra também como Indy conseguiu a cicatriz no queixo.

Pela primeira vez, ouve-se a voz do pai de Indiana, o professor Henry Jones, que vai aparecer na segunda parte do filme na pele de Sean Connery. Compenetrado em decifrar os mistérios do Cálice Sagrado, Henry Jones não dá muita atenção ao filho Indiana – na verdade, Henry Jones Jr. O que explicará o relacionamento conturbado entre ambos no futuro.

Indy precisará livrar o pai das mãos dos nazistas, que raptam o velho professor para se apossar das anotações sobre o Cálice Sagrado. Dois anos depois – Os Caçadores da Arca Perdida passa-se em 1936, e A Última Cruzada em 1938 –, o herói precisará enfrentar novamente os homens de Hitler. E contar com a ajuda não tão confiável da bela doutora Elsa Schneider (Alison Doody).

A terceira parte de Indiana Jones bateu a bilheteria de Os Caçadores da Arca Perdida, chegando aos US$ 500 milhões de faturamento – US$ 100 milhões a mais. Muito por ter resgatado o espírito aventureiro de Indy, mais uma vez envolvido na busca de uma relíquia bíblica, e outro tanto pela presença carismática de Connery. O resultado compensou o desconforto causado por O Templo da Perdição, criticado pelos próprios criadores da série.

O nome de Sean Connery foi sugerido por Spielberg. Lucas preferia Gregory Peck, porque achava Connery muito ligado ao personagem 007. Mas esta era a sacada de Spielberg: Indiana Jones pareceria filho de James Bond. Um herói só poderia gerar outro. Fechava-se o ciclo. No encontro que selou a parceria, em 1977, Spielberg mencionara a vontade de dirigir um filme do agente secreto britânico. Agora, ele tinha James Bond na sua própria história.

Indiana Jones e a Última Cruzada
Título original: Indiana Jones and the Last Crusade
Gênero: Ação / Aventura
Ano: 1989
País de origem: EUA
Duração: 127 minutos
Língua: Inglês / Alemão / Grego
Cor: Colorido
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford (Indiana Jones)
Sean Connery (Professor Henry Jones)
Denholm Elliott (Dr. Marcus Brody)
Alison Doody (Dra. Elsa Schneider)
John Rhy-Davies (Sallah)
Julian Glover (Walter Donovan)
River Phoenix (Indiana Jones jovem)
Michael Byrne (Coronel Vogel)
Kevork Malikyan (Kazim)
Robert Eddison (Grail Knight)
Richard Young (Fedora)
Alexei Sayle (Sultan)
Paul Maxwell (Panama Hat)
Isla Blair (Sra. Donovan)

Leia mais:
Os Caçadores da Arca Perdida
Indiana Jones e o Templo da Perdição

Redação Terra

Voltar


 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade