Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


Festival de Gramado 98

A nova produção dos Barreto
conta história gaúcha

Luiz Carlos Barreto chegou terça à Serra Gaúcha falando em superstição. Ele quer repetir o ritual de 1994, quando, logo depois do Festival de Gramado, percorreu a colônia italiana em busca de locações para as filmagens de O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1995.

Este ano, Luiz Carlos e Lucy Barreto (foto) estão em Gramado para acompanhar a exibição do drama romântico Bela Donna, direção de Fábio Barreto.

Nesta sexta, Luiz Carlos, Fábio e o diretor de arte Hélio Eichenbauer visitarão as cidades de Sapiranga e Montenegro, percorrendo a região que serviu de cenário para o episódio dos Mucker no século passado.

O longa vai contar a história real da beata Jacobina Mucker, que inspirou centenas de colonos alemães que moravam no Brasil na criação de uma comunidade baseada em um socialismo primitivo e nos supostos poderes paranormais de sua líder.

O movimento foi combatido pela Igreja Católica, que temia perder o controle sobre seus fiéis, pelos pequenos comerciantes, que se sentiram ameaçados pelo arremedo de socialismo que os Mucker propunham, pelo governo, que não queria fissuras no centralismo administrativo da época.

Resultado inevitável, os fanáticos do Morro do Ferrabrás foram dizimados por tropas imperiais, em um dos episódios mais sangrentos do Segundo Império.

Da mesma forma que em O Quatrilho, os Barreto pretendem recrutar o elenco na região das filmagens, contando com a assessoria de estudiosos para recuperar os costumes e o dialeto característicos da colônia. A seleção dos atores será no início do próximo ano, e o filme começa a ser rodado em abril ou maio, esperando a luz do outono gaúcho. (Agência RBS)

  

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.