Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1992

Marisa Paredes é a mais famosa concorrente (foto Banco de Dados/ZH)

Em 1992, Gramado já é um festival ibero-americano. Os filmes brasileiros disponíveis – um ou dois – competem pelos Kikitos com as produções estrangeiras. Conterrâneos Velhos de Guerra, documentário de Vladimir Carvalho, ganha um prêmio especial do júri. O prêmio maior recompensa uma produção colombiana de 1989, Técnicas de Duelo, de Sergio Cabrera. A espanhola Marisa Paredes, a mais ilustre convidada internacional do festival, vem acompanhada por seu marido, José Maria Prada, da Filmoteca Española, de Madri. Ela é a estrela de De Salto Alto, de Pedro Almodóvar. O filme deu a Marisa o Kikito de atriz, laureando ainda o diretor e a trilha de Ryuichi Sakamoto.

A exibição de Pornografia, curta de Murilo Salles e Sandra Werneck, provocou a ira da censura, que tentou impedir a projeção. Finalmente, o filme foi liberado sem som. O público tentou cantar o Hino Nacional, mas não se saiu bem. As cenas de sexo explícito e as palavras de ordem contra o governo Collor eram mais eloqüentes.

VOLTA

MELHOR FILME: Técnicas de Duelo, de Sergio Cabrera (Colômbia)
MELHOR DIRETOR:
Pedro Almodóvar De Salto Alto (Espanha)
MELHOR ATOR:
Federico Luppi Mi Querido Tom Mix (México)
MELHOR ATRIZ:
Marisa Paredes De Salto Alto (Espanha)
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.