Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1974

Hugo Carvana dirigiu e atuou em Vai Trabalhar, Vagabundo, prêmio de melhor em 1974 (foto Banco de Dados/ZH)

Em seu segundo ano, Gramado pulou de quatro para seis dias de duração. O número de categorias Em seu segundo ano, Gramado pulou de quatro para seis de duração. O número de categorias em competição pelos Kikitos também aumentou. A produção nacional crescia sob a tutela da Embrafilme, criada em 1969 para financiar, co-produzir e distribuir filmes nacionais. O clima do verão deve ter contagiado o júri que escolheu Vai Trabalhar Vagabundo como o melhor filme, preterindo São Bernardo. A descontraída comédia de Hugo Carvana estava destinada a atrair mais público do que o rigor formal da versão de Leon Hirszman para o livro de Graciliano Ramos. Correndo por fora, Amante Muito Louca levou três Kikitos. Além dos de direção e atriz, deu ao jovem estreante Stepan Nercessian o prêmio de ator revelação.

Timidamente, o cinema produzido no Rio Grande do Sul mostrava a cara. O Cinema Gaúcho dos Anos 20, curta dirigido por Antonio Jesus Pfeil, ganha um prêmio especial. Com Um Homem Tem de Ser Morto debaixo do braço, o português David Quintans conseguiu mostrar seu filme fora da programação. Desfiles gauchescos – o tradicional churrasco de confraternização no CTG tornou-se uma instituição – e muitas hortênsias compunham o idílico retrato de Gramado. Emprise, de José Rubens Siqueira, foi o primeiro curta a ser laureado com o Kikito destinado à categoria.

VOLTA

MELHOR FILME: Vai Trabalhar, Vagabundo, de Hugo Carvana
MELHOR DIRETOR:
Denoy de OliveiraAmante Muito Louca
MELHOR ATOR:
Othon BastosSão Bernardo
MELHOR ATRIZ:
Tereza RachelAmante Muito Louca
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.