Busca

Pressione "Enter"

 

 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil Truffaut evoca inocência perdida em O Garoto Selvagem



Se você já viu esse filme, dê sua nota:




A Sala Cinemateca, em São Paulo, relança O Garoto Selvagem, um dos grandes filmes de François Truffaut. Lançado em 1970, o filme teve grande repercussão e uma produção com tema similar, o impressionante O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog.


Truffaut interpreta o professor Itard, um humanista fervoroso

Truffaut baseou-se no caso verídico de Victor de Aveyron, um menino selvagem encontrado em uma floresta da França no século XVIII, época em que o filósofo Jean-Jacques Rousseau defendia a inocência não conspurcada do "bom selvagem", o homem em estado primitivo e sem a ação repressora da cultura e das instituições, em oposição à civilização corruptora.


Amante declarado da infância, Truffaut encarna o professor Itard, um humanista e educador apaixonado, empenhado em defender Victor do tratamento bestial a que os acadêmicos da época lhe reservam. Itard ensina o garoto a se comunicar com o mundo e prova aos céticos as reações positivas dessa educação simbólica e sentimental para o desenvolvimento integral do garoto.

O filme é dedicado ao ator Jean-Pierre Léaud, alter-ego do cineasta na pele de Antoine Doinel, o personagem recorrente de filmes como o autobiográfico Os Incompreendidos, Antoine e Colette (1963), Beijos Proibidos (1968), Domicílio Conjugal (1970) e O Amor em Fuga (1979).





Procure na sua cidade



 








O GAROTO SELVAGEM

Título Original: L'enfant sauvage
País de Origem: França
Ano: 1969
Duração: 83min
Diretor:
François Truffaut
Elenco:
Annie Miller, Claude Miller, Françoise Seigneur, François Truffaut, Paul Villie, Mathieu Schiffman.










Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.