Busca

Pressione "Enter"

 

 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

"Velvet Goldmine" recupera cenário musical do glam rock inglês



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



Tudo começa com o broche verde de Oscar Wilde. Numa sucessão de acasos, seu objeto vai passando entre as gerações, como uma espécie de herança do sucesso e glamour.

Os astros que desfrutam de tal sorte são Jack Fairy (Micko Westmoreland), Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers) e Curt Wild (Ewan McGregor). Como uma espécie de avó do movimento, ele aparece entrelaçado no cenário glam rock da Inglaterra, inspirando estrelas.

No terceiro longa-metragem do diretor Todd Haynes, o grande cenário musical inglês é revisitado. As estrelas como David Bowie, T. Rex, Brian Eno, e os ídolos americanos como The Velvet Underground, Iggy Pop e Lou Reed são as fontes de referência e inspiração para retratar a trajetória do cantor chamado Brian Slade.

Líder do movimento glam - cujo nome vem do glamour das roupas extravagantes, perucas de cores psicodélicas e sapatos plataforma - Slade atinge o que sempre sonhou, e transforma-se num grande astro. Todos na rua imitam seu estilo, e é ele quem transforma a fase "Paz e Amor", chegando com som feroz e incentivando a pan-sexualidade.
Envie esta página para um amigo
Inspirado na figura de Bowie, Slade é como um deus glam venerado por todos. Mas, sua posição é tão alta que, no auge do sucesso, ele se vê impossiblitado de sobreviver à persona que criou, forjando a própria morte. Quando os fãs descobrem, seu nome cai no esquecimento e ele desaparece do cenário musical.

Bowie não chegou a enganar seu público, mas na lendária performance de 3 de julho de 1973, na casa londrina Hammersmith Odeon, avisou que aquela seria a última apresentação do Ziggy Stardust.

Em 1984, Arthur, um jornalista inglês, que vive em Nova York, inicia um reportagem sobre o artista que sumiu do mapa. Criado em Manchester, ele revive sua juventude quando era mais que um fã de Brian Slade. Ele esteve muito próximo do ídolo andrógino e de seu complicado relacionamento com a mulher e com o músico americano que o influenciou, Curt Wild.

É através das investigações de Arthur que a vida do astro é contada. Ele encontra a ex-mulher de Slade Mandy, (Toni Collete, de O Casamento de Muriel) em um cabaré decadente, e através de suas lembranças os dois retornam à cena musical dos anos 70.

Como numa espécie de retrospectiva dos fatos, ela fala sobre o início da carreira do astro, sua obsessão por Curt Wild, seu casamento, traição e queda.

A partir destas entrevistas, o roteiro evoca a carreira de David Bowie e seu envolvimento com Lou Reed e Iggy Pop (inspiradores do personagem Curt Wild), sem faltar as referências a Ziggy Stardust e Alladin Sane.

Apesar da homenagem, Bowie não cedeu os direitos de nenhuma das composições pedidas por Haynes. Foi aí que o produtor-executivo do filme Michael Stipe (líder do R.E.M.) e o supervisor musical Randall Poster voltaram-se para músicos como Thom Yonke, do Radiohead, e a banda Placebo para fazer covers dos sucessos da época, além de encomendar material inédito para bandas como Pulp e Grant Lee Buffalo.(Luciana Rocha)



Procure na sua cidade

Veja cenas do filme
 

 








VELVET GOLDMINE

Título Original: Velvet Goldmine
País de Origem:
Inglaterra
Ano: 1998
Duração: 123 minutos
Diretor: Todd Haynes
Elenco: Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Toni Collette, Christian Bale, Eddie Izzard, Emily Woof, Michael Feast










Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.