Busca

Pressione "Enter"

 



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


Deuses e Monstros recorda a vida de James Whale, o "pai" de Frankenstein











Criatura e criador: Whale foi encontrado afogado em sua piscina

O corpo sem vida do diretor de cinema James Whale foi encontrado na piscina de sua residência, em Hollywood, no dia 29 de maio de 1957. Mais ou menos como o do personagem interpretado por William Holden em Crepúsculo dos Deuses (1950), de Billy Wilder. Whale tinha 61 anos e era conhecido como um dos mais talentosos realizadores dos anos 30, autor de clássicos do gênero horror como Frankenstein (1931) e A Noiva de Frankenstein (1935), filmes que salvaram o estúdio Universal. Homossexual, excêntrico e arrogante, Whale deixou uma carta de despedida dizendo que a vida, na velhice, se tornara insuportável, e que não culpava qualquer pessoa por sua morte.

Deuses e Monstros, de Bill Condon, relata os últimos dias de vida de Whale. Indicado para três Oscar, Deuses e Monstros concorre nas categorias melhor ator (Ian McKellen), atriz coadjuvante (Lynn Redgrave, irmã de Vanessa) e roteiro adaptado (Bill Condon, a partir do livro O Pai de Frankenstein, de Christopher Bram).

O inglês Whale estreou como diretor em Hollywood com uma versão de 1931 do melodrama A Ponte de Waterloo. Seu último filme foi igualmente um melodrama, Proibidos de Amar. Aficionado pela pintura, Whale se retirou do cinema para dedicar-se ao seu passatempo favorito. O jardineiro de sua mansão, no filme interpretado por Brendan Fraser (George, O Rei da Floresta), atua como seu modelo preferido.

Exibido no circuito internacional dos festivais, Deuses e Monstros tem destacado o desempenho de Ian McKellen, um dos grandes atores do cinema inglês da atualidade. Visto em filmes como Ricardo III e O Aprendiz, McKellen chocou os ingleses há mais de uma década, quando ao receber o prêmio maior do cinema britânico declarou, diante da platéia estupefata, a sua homossexualidade. McKellen "saiu do armário" e incentivou outros grandes nomes do palco e da tela ingleses a fazerem o mesmo. Na época, a homossexualidade era punida pela lei na Inglaterra. Muitos declararam, então, que a carreira de McKellen havia chegado ao fim. A Noite É Minha Inimiga, de Anthony Asquith (1960), com Dirk Bogarde, foi um dos primeiros filmes ingleses a abordar o tema.
(Tuio Becker/Zero Hora/Agência RBS)




Procure na sua cidade

Direto do site oficial


Livros recomendados
James Whale : A New World of Gods and Monsters -
James Curtis; Paperback

Father of Frankenstein - Christopher Bram; Paperback





 








DEUSES E MONSTROS

Título Original: Gods and Monsters
País de Origem: EUA
Ano: 1998
Duração: 105min
Diretor:
Bill Condon
Elenco:
Ian McKellen, Brendan Fraser, Lynn Redgrave,Lolita Davidovich, David Dukes e outros.









Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.