Busca

Pressione "Enter"

 

 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Malle fala de suicídio e frustração em "Trinta Anos Esta Noite"


Se você já viu esse filme, dê sua nota:





Uma das obras-primas do cineasta francês Louis Malle, Trinta Anos Esta Noite retorna aos cinemas. Morto pelo câncer em 95, Malle começou a carreira como assistente de direção de Robert Bresson, estreando na co-direção com Jacques Cousteau em 1955 no documentário O Mundo Silencioso, Oscar e Palma de Ouro em Cannes na categoria.

Temas escandalosos como incesto (O Sopro no Coração), prostituição infantil (Pretty Baby) e o colaboracionismo francês (Lacombe Lucien) renderam ao diretor a pecha de "provocador" e "pornográfico", que em nada se aplica à profundidade de seus filmes.

Outro tema tabu percorre Trinta Anos Esta Noite. Baseado no livro Fogo-Fátuo, de Drieu la Rochelle (que se suicidou em 1945), o filme traça as últimas 48 horas de vida de Alain Leroy (Maurice Ronet), paciente de uma clínica para alcoólatras que decide se suicidar na noite em que completaria trinta anos.

Ele passa esses momentos tentando rever as pessoas importantes de sua vida: a amante (Lena Skerla), melhor amiga de sua ex-mulher; uma ex-viciada (a magnífica Jeanne Moreau); uma ex-namorada (Alexandra Stewart) casada com um amigo (Jacques Sereys).

O drama de Alain, como expõe a Milou (Bernard Tiphaine) na véspera do suicídio, é a angústia de não conseguir tocar e ser tocado com sinceridade, um vazio existencial que não permite a vivência amorosa plena.

» "Trinta Anos Esta Noite" resume a grandiosidade de Malle
» Leia a opinião do crítico Ricardo Cota sobre o filme



   
 







TRINTA ANOS ESTA NOITE

Título Original: Le Feu Foullet
País de Origem: França
Ano: 1963
Duração: 108min
Diretor:
Louis Malle.
Elenco:
Maurice Ronet, Léna Skerla , Yvonne Clech, Hubert Deschamps e outros.









Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.