PUBLICIDADE

Xiaomi Smart Band 8 | O que muda da versão global para a chinesa?

A Xiaomi Smart Band 8 acaba de receber uma versão global. Será que existem muitas diferenças entre ela e o modelo chinês?

5 dez 2023 - 21h10
(atualizado em 6/12/2023 às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Xiaomi Smart Mi Band 8, também conhecida como Mi Band 8, chegou ao mercado em abril de 2023. Apesar da popularidade fora da China, a versão global foi lançada apenas cinco meses depois. Será que existem diferenças entre as duas opções? O Canaltech testou ambas, e vamos te responder ao longo do texto.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech. / Canaltech

A Mi Band 8 chinesa pode ser usada em português?

Essa pergunta é muito comum entre os usuários que compram a Smart Band 8 chinesa, já que a tradução parece ser um processo simples. Entretanto, a Mi Band 8 chinesa não pode ser usada em português, pois o idioma só está disponível na configuração do modelo global.

A versão lançada para o mercado chinês, no entanto, tem como idiomas principais o mandarim e o inglês. Todavia, para usar o acessório na língua britânica, é preciso realizar alguns ajustes.

No smartphone ao qual a Mi Band 8 será sincronizada, é necessário alterar o idioma padrão para o inglês. E, caso o usuário queira fazer isso, todo o sistema do celular terá os seus textos traduzidos para este idioma, sem restrição.

Na Mi Band 8 global, o aparelho receberá a sincronização com o idioma padrão do sistema operacional do smartphone. Logo, é possível utilizar em português. Algo curioso é que a versão mais recente da pulseira inteligente da Xiaomi está com os textos em português do Brasil, e não de Portugal, como acontecia no passado. Com isso, termos como "ecrã" já estão traduzidos para "tela".

A Mi Bando 8 chinesa só pode ser usada em inglês e mandarim (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
A Mi Bando 8 chinesa só pode ser usada em inglês e mandarim (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
Foto: Canaltech

A Mi Band 8 global e chinesa se conectam no mesmo aplicativo?

As duas versões da Mi Band 8 se conectam ao aplicativo Mi Fitness, que é uma das variações de aplicativos para os wearables da Xiaomi. Porém, a versão chinesa da smartband precisa que a região do app esteja direcionada para a China, ou a pulseira não será conectada a ele. Esse ajuste é simples de ser realizado:

  • Abria o app Mi Fitness;
  • No menu inferior, clique no ícone "Perfil";
  • Selecione "Configurações";
  • Em "Região", selecione a China

Para a Mi Band 8 Global, não é necessário fazer essa alteração, pois o GPS ativo já permite a identificação automática do país em que a smartband está sendo configurada. Dessa forma, a sincronização é muito mais rápida e não exige tantos cliques dentro do aplicativo.

É possível mudar a região do app Mi Fitness para conectar a Smart Band 8 (Captura: Jucyber/Canaltech)
É possível mudar a região do app Mi Fitness para conectar a Smart Band 8 (Captura: Jucyber/Canaltech)
Foto: Canaltech

A Mi Band 8 chinesa e global funcionam da mesma forma?

No geral, as duas versões da Mi Band 8 têm o mesmo nível de funcionamento. Algo que diferencia a versão chinesa da global é que a opção exclusiva do mercado chinês possui pagamento por aproximação via Alipay.

Por mais que esse recurso seja utilizável na China, ele não funciona no Brasil, mesmo com a sincronização da app redirecionando para a região asiática. No entanto, a versão global não tem essa função em sua interface, e isso evita possíveis confusões com a possibilidade de uso do NFC na Mi Band.

Em relação aos rastreamentos de exercícios e outros monitoramentos, as duas realizam os processos igualmente. Por isso, para quem busca uma fitness tracker, e não se importa com a interface em inglês, a Mi Band 8 chinesa já servirá, apesar de ser mais recomendável comprar diretamente a global.

A Smart Band 8 chinesa etem o app do Alipay (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
A Smart Band 8 chinesa etem o app do Alipay (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
Foto: Canaltech

Como identificar se a sua Mi Band 8 é global ou chinesa?

Há quem pense que a identificação se a Mi Band 8 é chinesa ou global é fácil, porém não é. Fisicamente, os produtos são idênticos, e seria necessário ligar a tela das duas versões para saber a qual região cada elas pertencem.

Outra opção, seria olhar a embalagem de ambas. Isso porque a Smart Band 8 global possui certificação CE, indicando que ela pode ser vendida na União Europeia. Logo, trata-se de um modelo internacional.

Para quem não tem acesso à embalagem do produto, é preciso ter atenção à descrição presente no site de compra. No AliExpress, por exemplo, o modelo internacional vem com a descrição "Global" em seu título para facilitar a identificação.

Por fim, a última dica pode ser a mais interessante: atente-se aos comentários de compradores anteriores em sites de importação como o Aliexpress. A avaliação de quem já recebeu a smartband ajuda a confirmar se a versão comercializada no link que você acessou é a global ou não.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade