PUBLICIDADE

Xbox irá manter suporte à mídia física por enquanto, afirma CEO

Phil Spencer afirma em entrevista que Xbox ainda irá manter suporte à mídia física por enquanto e remover leitor ainda não é uma medida estratégia; entenda

21 fev 2024 - 21h25
(atualizado em 22/2/2024 às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Em entrevista recente, Phil Spencer afirmou que o Xbox ainda irá manter o suporte à mídia física por enquanto. O CEO do Xbox explica que remover leitor de disco não configura uma medida estratégica, ao menos por enquanto, mas tudo depende de até quando o investimento se justifica em demanda da comunidade.

Foto: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech / Canaltech

Os comentários vão de encontro aos vazamentos recentes com renders e descrição de novos modelos do Series X em formato totalmente digital. Vale ressaltar que o projeto em questão teria sido cancelado, supostamente, para dar lugar a um hardware completamente novo previsto para 2026.

"Nossa estratégia não envolve os usuários migrando para o [formato] all-digital. Eliminar [a mídia] física não é estratégico para nós."

Última plataforma com mídia física

Naturalmente, o chefão do Xbox não comentou os vazamentos, justamente para não alimentar rumores e criar desinformação. Contudo, Spencer menciona que os consoles são, possivelmente, os últimos produtos eletrônicos que ainda carregam leitores de disco e isto, sim, representa um problema.

Isto porque, com a popularização dos serviços digitais de distribuição de conteúdo, seja em VOD, compras diretas ou streaming, cada vez menos fabricantes estão produzindo leitores de disco. Sendo assim, tanto as mídias físicas quanto os equipamentos para reproduzi-las acabam encarecendo, se tornando produtos bastante nichados, geralmente com caráter de colecionismo.

Project Brooklin, atualização do Series X, seria lançado em formato all-digital de acordo com vazamento. (Imagem: Microsoft / Reprodução)
Project Brooklin, atualização do Series X, seria lançado em formato all-digital de acordo com vazamento. (Imagem: Microsoft / Reprodução)
Foto: Canaltech

"Os consoles por si só se tornaram o último dispositivo eletrônico de consumo que tem um drive. Quando consideramos os componentes que vamos colocar em um console - com menos fornecedores e menos compradores - o custo de [incluir] o leitor tem um impacto."

Como consequência, incluir o formato físico em novos consoles encarece o projeto como um todo, além de envolver custos com logística de fabricação e distribuição física.

Fonte: Game File

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade