PUBLICIDADE

Windows começa a testar IA que grava tudo o que você faz no PC

A Microsoft disponibilizou a prévia do Windows 11 24H2 para testadores do programa Insider; atualização traz Recall e outras novidades

24 mai 2024 - 21h00
(atualizado às 22h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft liberou a prévia da grande atualização anual do Windows 11 24H2 para testadores inscritos no canal Insider. O update traz alguns recursos já esperados, como o comando "sudo", suporte ao Wi-Fi 7 e o novo modo Recall, que usa IA para registrar tudo o que você faz no PC e navegar em seus arquivos, aplicativos e sessões no sistema — no entanto, o recurso não está disponível para PCs antigos.

Foto: Divulgação/Microsoft / Canaltech

Novidades do Windows 11 24H2

Veja alguns recursos confirmados na prévia da nova atualização do Windows:

Recall

O Recall é uma nova função de IA no Windows capaz de vasculhar entre todos os arquivos, aplicativos e sessões abertas no sistema operacional. A ideia é usá-lo para encontrar itens específicos: o usuário pede uma informação e em seguida a ferramenta cria uma linha do tempo com capturas de tela para mostrar resultados correspondentes ao assunto. 

No entanto, nem todo mundo poderá conhecer o Recall logo de cara: o recurso é exclusivo para a linha de computadores Copilot+ PCs, com hardware adaptado para otimizar o trabalho da inteligência artificial.

Recall cria uma linha do tempo para encontrar dados específicos no Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Recall cria uma linha do tempo para encontrar dados específicos no Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Foto: Canaltech

Formato 7z no Explorador de Arquivos

O Explorador de Arquivos ganhou suporte para criar e descompactar arquivos nos formatos 7z e TAR. A novidade é muito útil para quem usa pastas compactadas no dia a dia, já que dispensa o uso de um software de terceiros para gerenciar os documentos nesses formatos.

Economia de energia

A Microsoft desenvolveu um novo modo de energia para o Windows, compatível com notebooks e desktops. O objetivo é reduzir o consumo de energia nos PCs ligados na tomada e aumentar a autonomia da bateria após diminuir a performance do sistema operacional. 

Microsoft is reworking how battery saver and power options work with version 24H2, introducing a new "Energy Saver" mode that applies to both PCs with batteries and PCs without. 

Windows 11 24H2 já pode ser testado por inscritos no Windows Insider Program (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 24H2 já pode ser testado por inscritos no Windows Insider Program (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Foto: Canaltech

Sudo no Windows

O Sudo era um pedido antigo da comunidade do Windows, especialmente entre desenvolvedores. Já presente no Linux e no macOS, o comando permite executar tarefas como um administrador do sistema, com maiores permissões e privilégios de segurança, o que permite mudar muitas configurações do SO.

Por padrão, o recurso fica desativado no sistema, mas o usuário pode habilitá-lo para conhecer a ferramenta.

Outras novidades

O Windows 11 24H2 também conta com estes recursos:

  • Suporte a papéis de parede em HDR;
  • Compatibilidade com Wi-Fi 7;
  • Melhorias na conexão de dispositivos Bluetooth LE;
  • Possibilidade de rolar a tela no menu de configurações rápidas da barra de tarefas.

Quando a atualização chega?

Por enquanto, o Windows 11 24H2 recebeu apenas uma prévia para testadores. Com base nos lançamentos recentes da Microsoft, é provável que a atualização seja liberada para todos os dispositivos entre setembro e outubro de 2024.

A empresa recentemente anunciou a chegada dos Copilot+ PCs, computadores com chips Qualcomm Snapdragon X e projetados para tarefas de IA — confira alguns dos novos recursos que fazem parte dessa nova era de dispositivos

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade