PUBLICIDADE

Windows 11 24H2 será a próxima grande atualização, diz Microsoft

Após rumores do Windows 12, Microsoft confirma que o Windows 11 24H2 será a apresentado aos consumidores em 2024

9 fev 2024 - 11h07
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O tão esperado e falado Windows 12 vai ficar para depois: a Microsoft liberou a versão de teste do Windows 11 24H2 aos desenvolvedores com mudanças no Copilot, comando sudo no terminal e outras melhorias.

Foto: Windows/Unsplash / Canaltech

O banho de água fria sobre os rumores veio na última quinta-feira (8), quando a Microsoft informou que todas as compilações que começam com "26xx" serão destinadas à atualização 24H2. A versão já aparece até no "Sobre Windows", que é acionado com o comando "winver" no "Executar".

"Isso indica que o Windows 11, versão 24H2, será a atualização anual de recursos deste ano", explica a companhia. "O Windows 11 terá uma cadência anual de atualização de recursos que será lançada no segundo semestre."

24H2 no forno

Além de dar a largada nos testes do pacote anual de recursos, a Microsoft disponibilizou a versão 26052 do Windows 11 aos usuários inscritos nos canais Dev e Canary do Windows Insider.

O principal destaque gira em torno do comando "sudo", que segue os passos de Linux, macOS e outros sistemas operacionais baseados em Unix. Através dele, é possível usar o Terminal como administrador sem alterar o usuário ou abrir uma nova instância.

Tudo indica que o Windows 12 não chega neste ano (Imagem: Douglas Ciriaco/Canaltech)
Tudo indica que o Windows 12 não chega neste ano (Imagem: Douglas Ciriaco/Canaltech)
Foto: Canaltech

O Copilot, como já era esperado, vai ganhar um atalho no canto da barra de tarefas, ao lado do relógio. Ao passar o mouse sobre o ícone, um menu será acionado com três ações: "Enviar para o Chat", "Explicar" e "Resumir".

Já a webcam se tornará capaz de ler QR Codes para acessar redes Wi-Fi com senhas, similar a celulares e tablets. A build 26052 também traz uma opção para testar o microfone e melhorias no suporte a aparelhos auditivos. 

Quem pode instalar?

As compilações do Windows 11 24H2 são restritas aos inscritos no Windows Insider neste momento. Para acessá-las, é preciso aderir ao programa experimental e fazer parte do ciclo Dev ou Canary, que recebem novidades mais rápidas e são mais instáveis.

Por ser uma versão experimental, os bugs são frequentes e podem até inviabilizar o uso do computador. Portanto, se você deseja realmente usar o 24H2 antes da hora, é recomendável criar uma máquina virtual para instalar o Windows 11 e fazer os testes.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade