PUBLICIDADE

WhatsApp pode dar mais segurança a chats protegidos por biometria

Recurso de proteger conversas no WhatsApp com biometria terá opções de configuração para limpar o histórico caso outra pessoa tente acessar o chat

26 abr 2023 - 12h36
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Novas informações sobre o recurso de proteger bate-papos específicos no WhatsApp com acesso por biometria revelam camadas adicionais de segurança para manter a privacidade dos usuários. Segundo o site WABetaInfo, o mensageiro apresentará configurações para apagar o histórico caso outra pessoa tente acessar uma conversa protegida.

A novidade sobre a proteção de chats com biometria no WhatsApp foi exposta no começo de abril através da versão Beta do aplicativo para Android 2.23.9.14. Apenas alguns testadores tiveram acesso à nova funcionalidade até o momento.

Mais segurança no WhatsApp

O WhatsApp testa com frequência novos recursos para aumentar a segurança de uso do aplicativo. A proteção extra para bloquear o acesso de conversas específicas era um pedido dos usuários por maior privacidade e funciona de forma adicional ao bloqueio de abertura do aplicativo.

Foto: Christian Wiediger/Unsplash / Canaltech

Esses chats terão ainda o download automático de mídias desativado por padrão. Além disso, se outra pessoa tentar abrir uma conversa protegida repetidamente, o WhatsApp vai perguntar se deseja limpar o histórico do bate-papo para acessar o chat.

Assim, mesmo que alguém não autorizado consiga de alguma forma burlar a proteção, verá o chat limpo, sem nenhuma mensagem. O WABetaInfo não relata se a remoção do histórico é definitiva ou se tudo volta ao normal quando a biometria é confirmada, mas é bem provável que sim. 

Com essa funcionalidade, o usuário pode determinar quais chats deseja proteger com biometria — sejam conversas individuais ou em grupo. Todos esses bate-papos ficarão agrupados na tela inicial do mensageiro para acesso rápido e, possivelmente, poderão ter opções para configurar o intervalo para pedido de autentificação.

Em testes

O recurso está sendo testado por alguns usuários da versão Beta do mensageiro para Android e pode passar por ajustes até o lançamento para todos os usuários do WhatsApp. Outra novidade anunciada para breve no aplicativo é a opção de salvar mensagens em conversas temporárias. Entre recursos ainda em fase de desenvolvimento, o mensageiro testa um novo visual de teclado no Android e o novo editor de textos no iOS.

Fonte: WABetaInfo 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade