PUBLICIDADE

Ubuntu 24.04 ganha versão Beta com GNOME 46

Canonical começa a distribuir versão Beta do Ubuntu 24.04 LTS com o GNOME 46, melhorias no instalador e outras novidades

12 abr 2024 - 19h03
(atualizado em 13/4/2024 às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A versão Beta do Ubuntu 24.04 já está entre nós. Liberada nesta semana, a compilação experimental da atualização traz a interface gráfica GNOME 46, com suporte ao OneDrive, melhorias no instalador do sistema operacional e outras novidades.

Foto: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech / Canaltech

Ubuntu 24.04 Beta já está disponível

A nova compilação de testes é uma das últimas etapas para a distribuição geral da versão estável do Ubuntu 24.04, prevista para ser liberada até o final de abril. Na fase atual, os usuários ganham uma imagem mais estável do sistema operacional, porém, ainda com algumas falhas e outras inconsistências de menor proporção — por isso é recomendável testá-la apenas em uma máquina virtual ou um PC secundário.

Como já era esperado, a grande estrela da atualização é a interface gráfica GNOME 46. Lançada em março, a nova versão se destaca por trazer compatibilidade com o OneDrive, permitindo o acesso aos arquivos guardados na nuvem da Microsoft. O explorador de arquivos nativo, conhecido como Nautilus, também recebeu incrementos.

O Ubuntu 24.04 também conta com mudanças no instalador, como a nova área de acessibilidade e a opção para importar uma configuração de instalação automática. As demais melhorias se concentram na central de aplicativos, na interface gráfica da ferramenta para atualizar o firmware e na presença do utilitário de rede Netplan 1.0.

Vale lembrar que a Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, atrasou a liberação do Beta para evitar a brecha de segurança do XZ Utils descoberta recentemente e que poderia abrir margem para grandes ataques.

Nova área de acessibilidade do instalador do Ubuntu 24.04 Beta (Imagem: Divulgação/Canonical)
Nova área de acessibilidade do instalador do Ubuntu 24.04 Beta (Imagem: Divulgação/Canonical)
Foto: Canaltech

Suporte estendido

Seguindo a tradição, dois anos após a estreia do Ubuntu 22.04, a Canonical traz outra versão com selo LTS, uma abreviação para "Tempo prolongado de suporte" (tradução livre). Isso significa que o Ubuntu 24.04 possui cinco anos de atualizações nos canais oficiais, o que ajuda a evitar bugs e problemas de segurança.

Por ser uma versão LTS, o Ubuntu 24.04 também é compatível com o Ubuntu Pro, um programa que, entre vários benefícios, prolonga o suporte para 10 anos. Esse prazo pode subir para 12 anos ao contratar o Legacy Support.

Ou seja, caso utilize o Ubuntu 24.04 sem aditivos, as atualizações serão oferecidas até 2029. Já ao contratar o Ubuntu Pro e o Legacy Support, os pacotes serão distribuídos até 2034 e 2036, respectivamente.

Quando o Ubuntu 24.04 será liberado?

A atualização para a versão final do Ubuntu 24.04 está prevista para abril de 2024 — ou seja, nas próximas semanas. Após a disponibilização, você poderá instalar a versão estável no seu computador e desfrutar das novidades e de mais uma versão com suporte prolongado.

A Canonical também oferece a atualização sem a necessidade de formatar o computador, através de uma notificação enviada ao sistema. Por outro lado, se você realmente precisa de uma versão LTS, a empresa recomenda aguardar a liberação da versão 24.04.1, prevista para junho.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade