PUBLICIDADE

Top 9 | Como fazer a retrospectiva do Instagram 2023

Veja como fazer sua retrospectiva do Instagram acessando a plataforma pelo navegador ou no aplicativo para iOS

30 nov 2023 - 18h46
(atualizado às 21h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem deseja se divertir com os amigos compartilhando as nove publicações mais curtidas do próprio perfil no Instagram em 2023 pode acessar a plataforma Top 9, que gera uma montagem da retrospectiva com base nos números do seu perfil.

Foto: Divulgação/Top 9 / Canaltech

Antes do Instagram liberar a própria retrospectiva, que costuma sair somente na segunda metade de dezembro, o Top 9 serve como uma opção "antecipada" para os usuários da rede social verem os melhores momentos do ano.

Como fazer o top 9 do Instagram

Veja a seguir o passo a passo para criar sua retrospectiva no Instagram com o Top Nine usando um navegador (no PC ou no Android) e pelo app de iPhone.

No computador e no Android

O Top 9 pode ser acessado na web usando seu computador ou celular com Android. A particularidade dessa versão é que a montagem com as publicações mais curtidas é enviada por e-mail.

Veja como deve ser feito:

  1. Acesse o site do Top Nine (topnine.co);
  2. Digite o nome do usuário sem @ e selecione "Continue";
  3. Digite um endereço de e-mail para receber o conteúdo;
  4. Selecione a opção "I agree to receive emails from Top Nine";
  5. Vá no e-mail recebido e selecione "See Top Nine";
  6. Visualize os posts que mais receberam likes no último ano.
É possível acessar o Top Nine através de um navegador no computador ou celular com Android (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
É possível acessar o Top Nine através de um navegador no computador ou celular com Android (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Foto: Canaltech

E pronto. A quantidade total de curtidas fica logo abaixo do carrossel com as nove fotos que mais bombaram na sua retrospectiva do Instagram.

No iOS

Donos de iPhone podem usar o aplicativo oficial do Top Nine, que por enquanto ainda não está disponível em celulares Android. O diferencial do app está na galeria de templates para trocar aparência da montagem de fotos.

Contudo, para salvar o resultado e desbloquear todas as funções, você precisa desembolsar R$ 16,90. Lembrando que se você acessar o site do Top Nine (topnine.co) em um navegador no iPhone, o serviço continua gratuito.

Pelo app, faça assim:

  1. Baixe o app Top 9 (iOS);
  2. Digite seu nome de usuário e toque em "Continue";
  3. Toque em "Change your template" para personalizar a grade;
  4. Toque em "Continue" e em "Unlock Top Nine" para comprar a assinatura;
  5. Finalize no botão "Save & Share" para salvar a imagem na sua galeria ou compartilhar o resultado no seu Instagram.
Usuários do iOS podem baixar o app do Top 9 para fazer sua retrospectiva do Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Usuários do iOS podem baixar o app do Top 9 para fazer sua retrospectiva do Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Foto: Canaltech

Precisa de cadastro para usar o Top Nine?

Não. Basta acessar o site ou aplicativo e já começar a fazer suas montagens.

Meu perfil é privado. Posso fazer meu Top 9?

Não. A retrospectiva do Instagram usando o Top 9 só está disponível em perfis públicos. Se a sua conta do Instagram for trancada, será necessário mudar as configurações de privacidade.

Por que não consigo fazer minha retrospectiva no Top 9?

É provável que você se depare com erros de carregamento devido ao grande número de acessos ao site do Top 9. Se isso acontecer, atualize a página ou feche o app e tente fazer a retrospectiva novamente. Esse mesmo problema pode ocorrer se você tiver muitos seguidores ou fotos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade