PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Telescópio da NASA caçador de planetas pausa observações

O telescópio TESS, especialista em procurar exoplanetas, entrou no modo de segurança e as observações foram suspensas. A NASA está investigando o ocorrido

11 abr 2024 - 20h30
(atualizado em 12/4/2024 às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O telescópio TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, entrou no modo de segurança nesta segunda-feira (8). Segundo um comunicado da agência espacial, as observações científicas foram suspensas temporariamente. 

No comunicado, a NASA explica que o TESS entrou no modo de segurança durante procedimentos de engenharia já programados. No momento, a equipe do telescópio está investigando o ocorrido. 

"A equipe vai continuar analisando o problema, e está no processo de retomar as observações científicas do TESS nos próximos dias", acrescentaram. Em 2022, houve uma falha que também forçou o observatório a entrar no modo de segurança, e as operações normais foram retomadas após alguns dias.

Lançado em 2018, o TESS é uma missão da NASA operada pelo Instituto Massachusetts de Tecnologia. Nos últimos anos, o telescópio estudou o céu em busca de exoplanetas, nome dado aos mundos que orbitam estrelas além do Sol.

Foto: NASA / Canaltech

Operando em sua missão estendida, o telescópio já detectou milhares de exoplanetas candidatos, que aguardam confirmação. Além disso, a missão rendeu também diversos fenômenos cósmicos, como buracos negros devorando estrelas.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade