PUBLICIDADE

Supermarket Simulator: por que o simulador de mercadinho ficou tão popular?

Jogo indie bastante simples se tornou um fenômeno de vendas no Steam por causa de jogadores brasileiros montando seus próprios mercadinhos digitais

18 abr 2024 - 18h39
(atualizado em 19/4/2024 às 08h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Supermarket Simulator, um simulador de mercadinho de bairro, se tornou um dos jogos de destaque para streamers e jogadores brasileiros nos últimos meses. É quase impossível não cruzar com um vídeo ou imagem do game nas redes sociais, mas muitos ainda não entendem o motivo por trás da popularidade repentina do jogo independente, que aconteceu pela influência de um dos maiores streamers do país.

Foto: Divulgação/Nokta Games / Canaltech
Cuidando do seu mercadinho em Supermarket Simulator (Imagem: Divulgação/Nokta Games)
Cuidando do seu mercadinho em Supermarket Simulator (Imagem: Divulgação/Nokta Games)
Foto: Canaltech

Supermarket Simulator foi lançado em fevereiro de 2024 e segue a linha dos vários simuladores de qualquer coisa que podem ser encontrados na Steam ou mesmo no mobile. Feitos com poucos recursos, esses títulos tentam emular atividades mundanas, que vão desde ter um mercadinho, até montar PCs, administrar fazendas ou ser motorista de ônibus.

Só que, mesmo sendo até tosco, o jogo ganhou uma legião de fãs logo após o seu lançamento por conta de lives no Twitch e do engajamento de grandes influencers.

O poder de Casimiro Miguel

Mesmo com o game chegando aos PCs no dia 20 de fevereiro de 2024, seu sucesso começou de verdade em março, quando o streamer Casimiro Miguel começou a jogar o game em suas lives diárias. Como trechos desta live são editados para o seu canal de cortes no YouTube, milhares de pessoas passaram a acompanhar a rotina do Cazé em seu mercadinho, que tem até jingle.

Durante a live, Cazé revelou que vários dos seus amigos já estavam jogando o game, que foi comprado na hora e começou a jogar enquanto conversava com seus espectadores e Allan, o Estagiário.

O primeiro capítulo que acompanha a jornada do streamer como dono de mercado digital, com mais de uma hora de duração, já passa de 1,2 milhão de visualizações, com outros episódios chegando perto disso.

Isso impulsionou o game, que nas mãos de mais streamers brasileiros, começou a figurar entre os destaques do Twitch e nas listas de jogos mais vendidos da Steam.

O jogo é só de ter um mercadinho mesmo?

Supermarket Simulator permite que os jogadores assumam o controle de uma pequena mercearia, precisando comprar novos produtos, cuidar do estoque, atender os clientes no caixa e prosperando em seu bairro.

Como comentado, não é um jogo cheio de grandes momentos, sendo basicamente um passatempo sem muito compromisso em que você espera ficar rico vendendo molho de tomate, pão e açúcar. Só que rapidamente o pessoal decidiu dar mais emoção à brincadeira e modders brasileiros passaram a criar modificações para deixar o game com um aspecto mais tupiniquim. 

Jogadores já estão colocando produtos brasileiros no game (Imagem: Reprodução/Nexus Mods)
Jogadores já estão colocando produtos brasileiros no game (Imagem: Reprodução/Nexus Mods)
Foto: Canaltech

Já é possível trocar as cédulas de dinheiro para Real, incluir produtos comumente encontrados nas prateleiras de todo o país, entre outros mods para deixar o game ainda mais agradável para o público brasileiro.

Atualmente custando R$ 39,99 no Steam, ele está disponível apenas para Windows, em versão de Early Access. Existe uma página de jogo com o mesmo nome na PlayStation Store, mas que não é desenvolvido pelo responsável pela versão de PC, a Nokta Games.

Requisitos para jogar Supermarket Simulator
Requisitos Mínimos Requisitos Recomendados
Processador i5 3550 / RYZEN 5 2500X i5 7600K / Ryzen 5 2600x
Memória RAM 4 GB 8 GB
Placa de Vídeo NVIDIA GTX 1050 / AMD R9 270X NVIDIA GTX 1060 / AMD RX 480
Armazenamento 5 GB 5 GB

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade