PUBLICIDADE

Sora | OpenAI revela primeiras criações de artistas com a IA

OpenAI divulga as primeiras impressões de artistas selecionados que testaram a IA generativa Sora para criar vídeos a partir de comandos em texto

25 mar 2024 - 19h21
(atualizado em 26/3/2024 às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI divulgou as primeiras impressões de artistas selecionados que testaram o Sora, nova ferramenta de IA da criadora do ChatGPT capaz de gerar vídeos a partir de comandos em texto. Criadores de conteúdos digitais, designers e cineastas comentaram a experiência de usar o modelo e apresentaram os materiais produzidos pela inteligência artificial.

Foto: Reprodução/OpenAI / Canaltech

A divulgação dos resultados da IA com um grupo seleto de artistas antecede a apresentação do Sora para grandes executivos e cineastas de Hollywood — cujos nomes não foram revelados —, o que deve acontecer ao longo desta última semana de março.

Primeiras impressões do Sora

A OpenAI liberou o uso do Sora para artistas selecionados realizarem experimentos em vídeo com a IA generativa e divulgou, nesta segunda-feira (25), os resultados do teste em sua página oficial.

Entre os criadores estão agências de conteúdo digital e diretores experimentais que utilizam tecnologia para criar representações visuais conceituais e artísticas. Em comum, os realizadores destacam a liberdade de expressar ideias e soltar a imaginação com o Sora, sem se preocupar com questões de orçamento ou limitações técnicas.

"Por melhor que Sora seja em gerar coisas que parecem reais, o que nos entusiasma é sua capacidade de fazer coisas totalmente surreais — uma nova era do expressionismo abstrato. Agora temos a capacidade de expandir histórias que antes considerávamos impossíveis", comenta a equipe da companhia Shy Kids que realizou o curta "Air Head" com a IA. A produção narra, em primeira pessoa, a história de um homem com cabeça de balão de festa.

Curta "Air Head" foi realizado com o Sora da OpenAI (Imagem: Reprodução/OpenAI)
Curta "Air Head" foi realizado com o Sora da OpenAI (Imagem: Reprodução/OpenAI)
Foto: Canaltech

Já o artista multimídia Paul Trillo destaca a liberdade de criação com a ferramenta: "Trabalhar com o Sora me fez sentir pela primeira vez livre como cineasta. Sem restrições de tempo, dinheiro ou permissão de outras pessoas, posso idealizar e experimentar de maneiras ousadas e emocionantes."

Segundo o realizador, "o Sora é mais poderoso quando você não está replicando o antigo, mas dando vida a ideias novas e impossíveis que de outra forma nunca teríamos a oportunidade de ver."

Na página da OpenAI (openai.com/blog/sora-first-impressions), é possível assistir aos vídeos realizados pelos artistas convidados. São eles:

  • "Air Head": curta-metragem sobre um homem que tem um balão na cabeça;
  • Vídeo de Paul Trillo: vídeo conceitual que explora cenários e ambientes;
  • Vídeo da Native Foreign: vídeo de agência que explora conceitos para marcas;
  • Vídeo de August Kamp: musicista que brinca com imagens de tecnologias;
  • Vídeo de Josephine Miller: designer que trabalha com imagens 3D e realidade aumentada;
  • Vídeo de Don Allen Stevenson III: artista que explora efeitos visuais e realidade mista;
  • Vídeo de Alex Reben: escultor que usa IA para criar conceitos de novos modelos e peças.
Alex Reben usa o Sora para criar ideias de modelos para suas esculturas (Imagem: Reprodução/OpenAI(
Alex Reben usa o Sora para criar ideias de modelos para suas esculturas (Imagem: Reprodução/OpenAI(
Foto: Canaltech

OpenAI apresenta Sora para Hollywood

A divulgação dos primeiros resultados realizados por artistas na criação de vídeos com o Sora acontece ao mesmo tempo que representantes da OpenAI, responsável pela IA, marcam encontros estratégicos com executivos de estúdios de Hollywood.

Segundo matéria do site Bloomberg, a companhia espera fechar parcerias com a indústria e convencer grandes cineastas a utilizarem a nova ferramenta em suas produções. Os nomes dos talentos que podem se encontram com representantes da OpenAI nos próximos dias não foram revelados, mas alguns atores se diretores famosos já teriam acesso para testar o Sora.

A expectativa da companhia é atrair grandes nomes e mudar a percepção de Hollywood sobre a aplicação de ferramentas de IA no setor de entretenimento. Isso porque, no ano passado, as greves de atores e roteiristas tiveram as IAs no centro das discussões — especialmente em relação à substituição da mão de obra por soluções de inteligência artificial.

Para a OpenAI, o esforço está em mostrar que o Sora pode ser uma ferramenta capaz de permitir maior liberdade de expressão e auxiliar realizadores com menor plano orçamentário.

Por enquanto, o Sora ainda não está disponível para o público mas a OpenAI informou que vai lançar a IA comercialmente ainda este ano.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade