PUBLICIDADE

Sony anuncia dois novos CEOs para o PlayStation para substituir Jim Ryan

Sony anunciou dois novos CEOs para ocupar o lugar de Jim Ryan no comando do PlayStation. Executivo se aposentou em março

14 mai 2024 - 18h27
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sony anunciou dois novos CEOs para a divisão de PlayStation para substituir o antigo chefe do departamento de jogos da empresa, Jim Ryan, que se aposentou no último mês de março. Com isso, Hideaki Nishino e Harmen Hulst assumem o posto a partir do próximo dia 1º de junho — mas com algumas novidades em suas atribuições.

Foto: Reprodução/Sony / Canaltech

O principal ponto do anúncio feito pela companhia foi justamente a descentralização do cargo. Enquanto Ryan era uma espécie de todo-poderoso do PlayStation, comandando todo o departamento da Sony Interactive Entertainment (SIE), a nova gestão vai se dividir com os dois executivos sendo responsáveis por áreas bem distintas do negócio.

Hideaki Nishino é um dos novos CEOs do PlayStation e vai cuidar da área de hardware e parcerias com third parties (Imagem: Reprodução/Sony)
Hideaki Nishino é um dos novos CEOs do PlayStation e vai cuidar da área de hardware e parcerias com third parties (Imagem: Reprodução/Sony)
Foto: Canaltech

A começar por Hideaki Nishino, que é o atual vice-presidente sênior de Experiência de Plataformas da empresa e que passa, a partir do mês que vem, a ser o CEO do Grupo de Negócios de Plataforma da SIE. 

Na prática, isso dá a ele controle sobre uma parte central do ecossistema do PlayStation, pois passa a gerenciar não apenas a área relacionada ao hardware em si como também a tratar de assuntos relacionados à PSN e à parceria com estúdios parceiros — as third parties.

Já Hermen Hulst torna-se CEO do Grupo de Negócios de Estúdio da SIE, ou seja, passa a trabalhar muito mais próximo dos estúdios da própria Sony — os tão celebrados first parties. Assim, todo o planejamento e acompanhamento de títulos exclusivos do PlayStation 5 passa a ser de sua responsabilidade.

Hermen Hulst é atual chefe do PlayStation Studios e passa a ser CEO da parceria de estúdios da SIE a partir de junho (Imagem: Reprodução/Sony)
Hermen Hulst é atual chefe do PlayStation Studios e passa a ser CEO da parceria de estúdios da SIE a partir de junho (Imagem: Reprodução/Sony)
Foto: Canaltech

Atual chefe da PlayStation Studios, Hulst explica que sua principal meta no novo cargo é continuar com o sucesso do PlayStation 5 enquanto se prepara para o futuro. 

"A indústria de videogames é uma das maiores indústrias do entretenimento no mundo e foi construída a partir do casamento de conteúdo e tecnologia e eu quero continuar pressionando os limites do jogos e se entreter", diz.

Novo CEO de olho no cinema

Além disso, Hulst herda também outra função que se torna ainda mais importante no contexto atual: as adaptações para cinema e TV. O Grupo de Negócios de Estúdio também cuida de organizar essas produções com emissoras e estúdios, garantindo tanto sua execução como também atuando de perto para trazer o melhor resultado para os fãs. 

Uma das atribuições de Hulst como novo CEO é cuidar das adaptações da Sony para cinema e TV (Imagem: Reprodução/HBO)
Uma das atribuições de Hulst como novo CEO é cuidar das adaptações da Sony para cinema e TV (Imagem: Reprodução/HBO)
Foto: Canaltech

Essa última atribuição ganhou ainda mais importância ao longo do último ano, quando as adaptações de games finalmente quebraram a famigerada maldição e passaram a se tornar grandes sucessos de público e crítica — além de trazer retornos significativos para o setor de jogos, como o interesse pelos games de Fallout bem mostraram após a estreia da série da Amazon.

E a Sony tem muito interesse nisso, já que trabalha para levar várias de suas propriedades para as telas. Depois do sucesso estrondoso de The Last of Us em 2023 e que já começou a gravar sua segunda temporada, a empresa ainda prepara adaptações de Horizon: Zero Dawn e God of War em parceria com Netflix e Amazon, respectivamente. E vai ser nessa frente que o novo CEO também vai ter que atuar.

Dança das cadeiras

Outra novidade apresentada no anúncio da Sony sobre os novos CEOs é o papel de Hiroki Totoki dentro dessa configuração estabelecida a partir de 1º de junho. Totoki é o atual CEO interino da SIE e está no cargo desde a saída de Jim Ryan, em março. E, com a chegada dos executivos para assumir a liderança do PlayStation, ele também ganha novas atribuições.

A partir do próximo mês, ele se torna presidente da SIE e vai trabalhar de perto com os Hulst e Nishino — além de seguir com suas atribuições regulares dentro de outros departamentos da Sony. Isso porque ele também é diretor financeiro (CFO) e gerente de operações (COO) da empresa.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade