PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sem tijolo e sem reboco: conheça modelo de casa 3D à venda no Brasil

Protótipo residencial feito com impressão 3D tem 57m² e já está disponível para ser visitado em Nova Lima, Minas Gerais

9 abr 2024 - 12h01
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Protótipo de casa impressa em 3D foi construído em Nova Lima/MG e empreendimento será construído na região da Costa do Descobrimento/BA com tecnologia de microconcreto e uso de impressora de 3 toneladas.
protótipo residencial feito com impressões 3D de 57m² já está disponível para ser visitado em Nova Lima, Minas Gerais
protótipo residencial feito com impressões 3D de 57m² já está disponível para ser visitado em Nova Lima, Minas Gerais
Foto: Grupo Katz/Divulgação

Um novo tipo de residência já está no mercado: uma casa sem areia, reboco e tijolo, feita somente com impressão 3D. Apesar da sensação futurista que acompanha essa nova opção, ela é bem mais simples do que parece. 

Há um protótipo de uma casa 3D à mostra na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, com acabamentos, louças e mobiliário. 

A empresa que construiu o empreendimento, a Cosmos 3D em parceria com o Grupo Katz, afirma que a técnica utilizada faz estruturas de microconcreto, uma matéria prima que tem como premissa levar mais resistência, economia e durabilidade para as construções. 

O primeiro imóvel da Cosmos 3D foi vendido por R$ 120 mil e será construído na região da Costa do Descobrimento, na Bahia. O espaço tem 57m², com sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, também podendo ser um quarto e um escritório.

Plataforma permite 'viajar' por Roma em reconstrução 3D Plataforma permite 'viajar' por Roma em reconstrução 3D

Sobre a impressora

A impressora, que deu vida à ideia, pesa algo em torno de três toneladas. A tecnologia permite que o controle seja feito por software ou robô, o que possibilita um desperdício quase nulo de materiais e uma atenção diferenciada nos detalhes.

Neste primeiro modelo, foram necessários oito dias para a conclusão da obra, sendo quatro para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamentos e decorações. Mesmo sendo impressa, Katz disse ao G1 que a obra precisa de fundação.

Questões legais

Independentemente do tipo de construção que está sendo feita, com tecnologias e técnicas novas ou não, todos os empreendimentos precisam seguir as determinações legais e da engenharia civil, além de também ser necessária a aprovação do projeto arquitetônico pela prefeitura da cidade.

Outra exigência que permanece é a do responsável técnico, aquele que vai executar o projeto. Tanto o responsável quanto a empresa que está promovendo a obra precisam ser devidamente habilitados.

Em qualquer obra, é necessário realizar o projeto hidrossanitário, que mostrará toda a distribuição de água e esgoto do local; a fundação, que garante a estabilidade da construção; a parte arquitetônica e a de eletricidade.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade