PUBLICIDADE

ROM promete levar Galaxy AI para celulares antigos da Samsung

Desenvolvedor afirma que pode levar a Galaxy AI para os celulares da linha S9 e Note 9 através de uma custom ROM

24 abr 2024 - 15h25
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Galaxy AI, inteligência artificial da Samsung, é o principal recurso dos telefones mais recentes da sul-coreana. Porém, modelos mais antigos da marca não conseguiam ter acesso à ferramenta... Até agora. O desenvolvedor AlexisXDA afirmou ser capaz de usar a ROM customizada Noble ROM para levar as funções da IA da empresa aos Galaxy S9, S9 Plus e Note 9 (todos de 2018), algumas delas já estão até em fase de testes.

Foto: Jakob Owens/Unsplash / Canaltech

Galaxy AI no S9 e Note 9

De acordo com o profissional em uma publicação no X (ex-Twitter), ele vai levar a Galaxy AI ao lado da One UI 6.1 em maio para o Galaxy S9 e Note 9. Nas imagens apresentadas, há recursos como a tradução em tempo real, o circular para pesquisar, o intérprete e a opção para apagar ou mover objetos em uma imagem. Tudo isso foi possível graças à custom ROM Noble ROM, criada pelo próprio desenvolvedor. 

Vale apontar que, por se tratar de uma versão customizada de uma memória ROM — um tipo de memória que permite apenas a leitura de dados —, há a possibilidade de bugs e dificuldades para os processadores dos aparelhos lidarem com a tecnologia que não foi criada para esses tipos de chips. Além disso, por não ser uma versão oficial, não é possível atestar o nível de segurança da plataforma, então é importante ter bastante cuidado se surgir o interesse em experimentar em seu telefone.

A própria Samsung já havia comentado que não lançaria a inteligência artificial para dispositivos como o S22 (de 2022), mas a companhia acabou mudando de ideia e oficializou para maio a chegada do modelo de IA para a linha e outros celulares.

Galaxy AI pode chegar a celulares antigos graças à uma ROM não oficial (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy AI pode chegar a celulares antigos graças à uma ROM não oficial (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

IA tem recursos chamativos

Lançada em fevereiro de 2024, a Galaxy AI oferece funções interessantes para qualquer tipo de usuário. A transcrição de áudio permite converter em texto toda uma conversa a partir de alguns toques na tela, já a edição de imagem facilita o aprimoramento de fotos para diversas situações. O Canaltech testou cada recurso para ter certeza de que são úteis no dia a dia, vale conferir.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade