PUBLICIDADE

Quantas vezes uma estrela cadente passa pela terra?

As estrelas cadentes são famosas no imaginário popular. Descubra tudo sobre elas e quando é possível vê-las agora!

28 mai 2024 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma estrela cadente, na verdade, é um meteoro que, ao entrar na atmosfera terrestre e em contato com o oxigênio, se incendeia formando sua cauda luminosa característica. A chuva de meteoros, por sua vez, ocorre quando um corpo celeste, como um cometa, deixa fragmentos no caminho que adentram a atmosfera da Terra, e as estrelas cadentes caem apenas uma vez. Elas são mais facilmente visíveis onde há pouca poluição luminosa e são frequentes ao longo do ano, ocasionando momentos de mais de 100 meteoros por hora.
Chuva de meteoros.
Chuva de meteoros.
Foto: Nasa

Você já viu uma estrela cadente? Presentes em diversas histórias, que vão da Bíblia às histórias infantis de fadas, princesas e fantasia, a estrela cadente está presente no imaginário popular.

Segundo rezam as lendas, as estrelas cadentes são responsáveis por realizar desejos e trazer boas notícias. Mas, o que nem todo mundo sabe é que as estrelas cadentes, na verdade, não são estrelas e sim algo que também faz parte do imaginário popular e de outras histórias bem famosas.

Quer descobrir o que são elas? Continue lendo e saiba mais!

O que é uma estrela cadente?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, estrelas cadentes não são estrelas. Na verdade, elas são meteoros — sim, como os meteoros que todos conhecemos como responsáveis pela extinção dos dinossauros.

Esses meteoros são corpos celestes que vagam pelo espaço, sendo chamados de meteoroides. Ao entrarem na atmosfera terrestre e, consequentemente, com o ar oxigênio, eles se desintegram e passam a ser chamados de “meteoros”. É nesse momento que eles acabam se incendiando, dando aquele efeito de cauda luminosa que é característico das estrelas cadentes.

Já quando os meteoroides não se desintegram ao adentrar a atmosfera terrestre, eles recebem o nome de meteorito. E, quando isso acontece, pode acontecer do meteorito cair na superfície terrestre, causando danos, ou nos oceanos.

Estrela cadente e meteoro são a mesma coisa?

Sim! Uma estrela cadente é um meteoro que, ao adentrar a atmosfera terrestre, se incendeia devido ao contato com o oxigênio.

Nesse processo, ele forma a cauda luminosa pela qual as estrelas cadentes são conhecidas. Pelo brilho emitido por ele — e por ter, literalmente, caído do céu — os meteoros passaram a ser conhecidos como “estrelas cadentes”.

O que é uma chuva de meteoros?

Já imaginou ver uma chuva de estrelas cadentes? É o que acontece quando chuvas de meteoros atingem a atmosfera terrestre.

Quando a Terra passa por uma região por onde um corpo celeste, como um cometa, passou antes, é comum que fragmentos que se desgrudaram desse corpo adentrem a atmosfera da Terra, dando origem a vários meteoros.

Esse acontecimento é chamado de chuva de meteoros e acontece com certa frequência pelo mundo. Por exemplo, no começo de maio de 2024, uma chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley pode ser vista do Brasil. Além disso, existem chuvas de meteoros que acontecem regularmente pelo mundo.

São elas:

March Aquarids

Uma chuva de meteoros que foi detectada pela primeira vez em março de 1961 e, desde então, acontece anualmente neste mês. 

Ela tem esse nome por aparentemente ser originada na constelação de Aquário.

Perseids

A chuva de meteoro Perseids tem origem na constelação de Perseus e acontece entre os meses de julho e agosto, quando a Terra cruza a órbita do cometa Swift-tuttle.

Orionids

Essa chuva de meteoros acontece devido ao famoso cometa Halley e, segundo estudos, é originada na constelação de Orion. Ela acontece entre os meses de setembro e novembro, quando a Terra cruza a órbita do famoso cometa Halley. 

Lyrids

Essa chuva tem esse nome por ser originada na constelação de Lyra. Ela acontece no mês de abril e pode chegar a ter 100 meteoros por hora.

Ursids

Originada na constelação da Ursa Menor, essa é uma chuva que acontece quando a Terra cruza a órbita do cometa Tuttle, em dezembro.

Quantas vezes uma estrela cadente passa pela terra?

Estrelas cadentes, ou meteoros, passam uma única vez pela terra. Sua passagem é, na verdade, uma queda, ou seja, não é possível passar mais de uma vez após ter caído na Terra.

Porém, é possível ver estrelas cadentes com certa frequência! 

Além das chuvas de meteoros que acontecem durante o ano, as quedas de corpos celestes como meteoros são extremamente comuns, e podem acontecer várias vezes num período de 24 horas.

Qual a chance de ver uma estrela cadente?

Se você vive na cidade, temos uma má notícia para você: ver uma estrela cadente é quase impossível.

Isso acontece devido ao alto nível de poluição luminosa nas cidades grandes, que torna a observação do céu difícil.

Porém, se você estiver em uma cidade do interior, é mais fácil ver esse tipo de fenômeno: lugares com menos poluição luminosa são ideais para observar meteoros no céu.

Além disso, é preciso saber que, apesar desses fenômenos serem frequentes durante o dia, eles são bem imprevisíveis. Portanto, existem dias e horas que podem ser observadas dezenas de estrelas cadentes nos céus, enquanto em outros dias e horas, nada acontece. Por isso, é preciso ser paciente se você quer ter a chance de ver uma estrela cadente.

Onde a estrela cadente cai?

Estrelas cadentes caem na Terra.

Pelo planeta ser coberto de água em boa parte de sua superfície, é comum que a maioria dos meteoros caiam nos oceanos. Porém, existem casos em que os meteoros caíram em áreas habitadas.

É preciso tomar cuidado, pois, dependendo do tamanho do meteoro, ele pode destruir propriedades e ferir pessoas. Um caso do tipo aconteceu em 2013, na cidade de Tcheliabinsk, na Rússia, quando prédios foram prejudicados e 100 pessoas buscaram atendimento médico após a queda de um meteoro na cidade.

É verdade que a estrela cadente realiza desejos?

O costume de fazer pedidos à estrela cadente vem do astrônomo Ptolomeu, que viveu na Grécia por volta do ano 150 a.C.

Segundo ele, os deuses espiavam a terra quando ficavam entediados no céu. Por isso, algumas estrelas se desprendiam do céu e cruzavam o espaço da terra.

Ao fazer um pedido quando isso acontecia, a garantia dele ser atendido era maior, já que era o momento que os deuses estavam olhando para os humanos e sabiam o que eles desejavam.

Se a estrela cadente realiza desejos ou não, não sabemos. Mas, tentar não custa nada, não é?

Acesse o Terra Byte para saber mais sobre fenômenos astronômicos!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade