PUBLICIDADE

Qual o voo comercial mais longo do Brasil?

O voo comercial mais longo do Brasil liga uma cidade do interior de São Paulo à capital de Roraima e pertence à Azul. Confira o top 5 com os voos mais longos

7 out 2023 - 23h01
(atualizado em 9/10/2023 às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O voo comercial mais longo do Brasil atualmente, feito sem escalas, é realizado pela companhia aérea Azul. Mas antes de a gente falar quanto ele dura e entre quais aeroportos é realizado, vale ressaltar que as as rotas aéreas vivem sofrendo alterações, seja por conta da demanda (maior ou menor) ou dos custos envolvidos nas operações.

Foto: The Pixelman/Pixabay/CC / Canaltech

Durante o auge da pandemia da covid-19, por exemplo, a malha aérea no Brasil passou por diversos ajustes, desde cancelamentos de rotas até mudanças de itinerários. Em um deles, o voo comercial mais longo do país, que era dividido entre Gol e Latam, foi parar nas mãos da Azul.

Malha aérea mudou com a Covid-19 e voo mais longo do Brasil mudou de mãos (Imagem: Freepik/CC)
Malha aérea mudou com a Covid-19 e voo mais longo do Brasil mudou de mãos (Imagem: Freepik/CC)
Foto: Canaltech

O voo comercial mais longo do Brasil

O voo comercial mais longo do Brasil é o que liga o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, que fica a cerca de 3,5 quilômetros do centro da capital do estado.

A rota pertencente a Azul tem uma distância total de 3.227 quilômetros. Ela exige que o avião permaneça um total de 4 horas e 35 minutos no ar para completar o trajeto estabelecido pelo plano de voo. Tempo mais do que suficiente para usufruir da internet, principalmente se ela for cedida gratuitamente, como prevê um Projeto de Lei.

O voo que ligava Recife, em Pernambuco, a Porto Velho, em Rondônia, chegou a ocupar o posto de segundo voo comercial mais longo do Brasil, mas, hoje, é oferecido apenas com escalas, então foi retirado da lista.

Voo mais longo do Brasil liga Campinas a Boa Vista e dura mais de 4 horas Haja pacote de internet, não é? (Imagem: Ornaw/PIxabay/CC)
Voo mais longo do Brasil liga Campinas a Boa Vista e dura mais de 4 horas Haja pacote de internet, não é? (Imagem: Ornaw/PIxabay/CC)
Foto: Canaltech

O novo "vice-campeão" também tem origem no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife. A rota entre a capital pernambucana e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, tem uma distância total de 2.963 quilômetros, percorrida por um avião da Azul em 4 horas e 16 minutos.

5 voos mais longos do Brasil

Listamos abaixo os 5 voos comerciais mais longos do Brasil em 2023. A Azul só não realiza um deles, o terceiro colocado da relação. Uma outra curiosidade diz respeito ao quarto e quinto voos mais longos do Brasil.

Apesar do quarto ter uma distância maior que o quinto, ele tem uma duração menor. Isso ocorre por conta do modelo do avião selecionado pela companhia aérea para realizar o voo.

Os 5 voos comerciais mais longos do Brasil (2023)
Posição Origem Destino Distância Duração Empresa
Campinas (SP) Boa Vista (RR) 3.227 km 4h35min Azul
Recife (PE) Porto Alegre (RS) 2.963 km 4h16min Azul
Rio de Janeiro (RJ) Manaus (AM) 2.847 km 4h08min Gol
Rio Largo (AL) Porto Alegre (RS) 2.782 km 3h44min Azul e Gol
Fernando de Noronha (PE) Rio de Janeiro (RJ) 2.677 km 3h59min Azul

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade