PUBLICIDADE

Quais são os navegadores mais usados no Brasil?

Do Chrome ao Safari, conheça os navegadores mais usados no Brasil e entenda como está o índice de popularidade das marcas

21 fev 2024 - 10h30
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Para se tornar um dos navegadores mais usados entre os brasileiros, é preciso oferecer recursos importantes e carregar um poderoso nome. Na lista dos mais populares no Brasil, a primeira posição não surpreende, mas os demais brigam pelas outras colocações com seus recursos e nomes.

Foto: Unsplash/ Glenn Carstens-Peters / Canaltech

As listas a seguir englobam o período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. São esses aplicativos que abrem as portas para a rede e ainda marcam presença em diversos aparelhos, desde celulares a desktop. Por um motivo ou outro, todas as pessoas conectadas usam um browser.

Navegadores mais usados no celular

Com informações do Statcounter, é possível perceber um domínio claro do Google Chrome nos telefones. Confira os cinco principais navegadores entre os brasileiros:

5. Edge (0,26%)

Ainda tímido nos celulares, o Edge conseguiu passar na frente do Firefox e abocanhou 0,26% do espaço de popularidade. Mesmo assim, o número é baixo devido ao costume da maioria dos usuários em utilizarem outras opções no mercado.

4. Opera (0,6%)

O Opera também não é o queridinho da maioria, mas é possível que seus recursos inventivos, como a VPN integrada e o modo de economia de bateria, tenham sido o suficiente para garantir 0,6% de uso entre os navegadores nos celulares dos brasileiros.

3. Samsung Internet (4,19%)

Com uma parcela de 4,19% entre os browsers, pode ser que o Samsung Internet alcançou esse número devido ao destaque que a marca tem na lista de aparelhos usados mais vendidos no Brasil.

2.Safari (15,58%)

Devido a imensa popularidade do iPhone no Brasil, o Safari é uma opção bastante usada entre os brasileiros justamente por ser o navegador padrão do celular da Maçã. Mesmo com o preço alto dos dispositivos, 15,58% das pessoas utilizam essa opção no dia a dia.

O Safari é bastante popular porque é o navegador padrão do iPhone (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
O Safari é bastante popular porque é o navegador padrão do iPhone (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

1. Chrome (78,64%)

Sem surpreender, o Chrome ainda é o número um no quesito navegadores no celular com 78,64%, e isso indica que o sucesso não se dá apenas porque o app é um produto Google, mas sim devido a sua qualidade mesmo quando enfrenta fortes opções no mercado.

Navegadores mais usados no PC

Na lista de browsers populares no PC a história é um pouco diferente do que nos celulares. Mesmo que a primeira posição se mantenha a mesma, os outros lugares variam bastante.

5. Safari (1,5%)

Com apenas 1,5% do mercado, segundo o Statcounter, o Safari tem mais dificuldade para subir de posição por marcar presença apenas nos computadores da Apple, famosos por custarem muito mais do PCs de outras marcas. Além disso, o brasileiro se mostra mais habituado com o Windows do que com o macOS.

4. Firefox (4,58%)

Com um desempenho bastante satisfatório, o Firefox é um dos navegadores mais rápidos da atualidade. Por permitir diferentes customizações e aguentar bem o uso de muitas abas abertas, não é de surpreender que o aplicativo tenha 4,58% do público que navega na web pelo PC no Brasil.

3. Edge (9,89%)

A Microsoft investiu bastante no Edge e esse esforço vem surtindo efeito. Como resultado, o browser da Empresa de Redmond alcançou 9,89% nos PCs do Brasil, saltando na frente do competente Firefox.

2.Opera (10,22%)

Por tentar oferecer uma experiência mais completa e robusta, com vários recursos embutidos, o Opera pode parecer pesado. Contudo, seu desempenho é satisfatório para muita gente e menus laterais cheios de funcionalidades devem ter ajudado o app a cair na graça do povo brasileiro.

1. Chrome (72,04%)

Novamente, o navegador do Google garantiu a primeira posição com 72,04% da popularidade no país entre os usuários de PC. Um dos motivos do sucesso é a interface simples, mas versátil, além da ideia de oferecer o básico muito bem. Além disso, a marca é muito forte por aqui.

O Google Chrome ainda é o soberano entre os navegadores de internet (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
O Google Chrome ainda é o soberano entre os navegadores de internet (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
Foto: Canaltech

Navegadores mais usados no geral

Agora que você já sabe quais são os navegadores mais usados nos celulares e PCs, que tal conferir uma lista geral? O ranking combinado de ambos os "setores" é este:

  1. Chrome (75,48%)
  2. Safari (9,07%)
  3. Opera (5,03%)
  4. Edge (4,76%)
  5. Samsung Internet (2,23%)

Se você busca por apps menos convencionais e mais privados, confira a nossa lista com os melhores navegadores focados em privacidade para Android.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade