PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Os 15 melhores jogos online grátis

É possível curtir vários games sem precisar gastar rios de dinheiro, seja nos consoles, computador ou smartphones

23 abr 2024 - 22h07
(atualizado em 24/4/2024 às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Jogos de videogame e PC estão ficando cada vez mais caros, tornando o passatempo de muitas pessoas um tanto quanto mais difícil. Para a alegria de quem não quer gastar para jogar com os amigos, existem várias opções muito mais econômicas disponíveis. E não é preciso procurar muito, já que os melhores jogos online grátis estão disponíveis tanto no mobile quanto no PC e nos consoles.

Foto: Reprodução/miHoYo, Epic Games, PUBG Studios / Canaltech

São jogos de aventura, RPG, tiro e até mesmo futebol com carros, disponíveis a apenas um clique ou toque de distância sem que você tenha que desembolsar nada para se divertir. E apesar de muitos desses títulos contarem com passes de temporada ou microtransações, caso você queira, é possível aproveitá-los sem gastar absolutamente um único centavo e ainda aproveitar tudo o que eles têm a oferecer.

Seja no celular, videogame ou PC, sempre tem um ótimo jogo online gratuito para curtir (Imagem: Unsplash/Pandhuya Niking)
Seja no celular, videogame ou PC, sempre tem um ótimo jogo online gratuito para curtir (Imagem: Unsplash/Pandhuya Niking)
Foto: Canaltech

Assim, se a grana está curta ou você quer embarcar um novo game sem ter que se preocupar com o limite do cartão de crédito, confira os 15 melhores jogos online grátis para PC, consoles, Android e iOS.

15. Call of Duty Mobile

A ação de CoD nos consoles e PC, na palma da sua mão (Imagem: Divulgação/Activision)
A ação de CoD nos consoles e PC, na palma da sua mão (Imagem: Divulgação/Activision)
Foto: Canaltech

Lançado em 2019 para Android e iOS, Call of Duty Mobile é um dos maiores lançamentos da história de jogos mobile, tendo mais de 270 milhões de downloads em um ano. Jogadores podem participar de partidas rankeadas ou comuns, usando dois tipos de moedas para adquirir novas armas e skins. Uma dessas moedas é comprada usando dinheiro de verdade, enquanto a outra, é com pontos adquiridos jogando.

O jogo surpreende por trazer a ação dos consoles para a tela dos smartphones, dada suas devidas proporções e respeitando as limitações técnicas entre os aparelhos. Call of Duty Mobile está disponível para iOS e Android.

14. Honkai Star Rail

Honkai Star Rail é um jogo de RPG lançado para PC, iOS, Android, PS4 e PS5 e é o quarto game da franquia Honkai. Ele se passa em um universo em que fantasia e ficção científica se misturam, com a humanidade adorando seres divinos e lutando contra uma força maligna que ameaça toda a existência.

O jogo conta com combates por turnos, em um vasto mundo cheio de masmorras para explorar. Honkai Star Rail ainda mistura elementos de outro título da HoYoverse, Genshin Impact, com seu sistema gacha para conseguir itens e armamentos para seus personagens.

13. Dota 2

Um dos mais importantes títulos do gênero MOBA, Dota 2 é a sequência de Defense of the Ancients (DotA), um mod criado para Warcraft III: Reign of Chaos, efetivamente criando todo o gênero de sucesso nos PCs, consoles e smartphones.

Desenvolvido pela Valve, o jogo segue o esquema de partidas entre dois times de cinco jogadores, cada um em sua base em pontos opostos do mapa. Seu objetivo é avançar, no controle de um herói, pelo cenário e destruir o Ancestral, uma estrutura localizada em toda base, do time adversário.

Dota 2 não é um jogo particularmente fácil para iniciantes, mas é muito interessante e conta com uma boa diversidade de heróis, que são todos liberados assim que você começa a jogar. Dota 2 está disponível para PCs.

12. PUBG

PlayerUnknown's Battleground, ou simplesmente PUBG, ajudou a lançar de vez Battle Royales nos PCs, consoles e smartphones, apresentando o conceito básico do gênero. O jogador seleciona um personagem, que é jogado em uma ilha deserta com outras dezenas de jogadores. 

Seu objetivo é ser o último sobrevivente, em uma batalha que vai ficando cada vez mais caótica com o passar do tempo, já que um campo eletromagnético começa a diminuir o espaço entre os jogadores.

Apesar de outros títulos do gênero tenham ficado mais populares com o passar do tempo, PUBG segue recebendo boas atualizações com novos conteúdos, seguindo por um caminho um pouco mais realista que os seus concorrentes.

11. Pokémon Unite

Pokémon Unite foi uma bela surpresa desenvolvida pelo TiMi Studios, já que é um MOBA em que os grandes heróis que o jogador controla são os monstros de bolso. Disponível para Nintendo Switch, iOS e Android, Unite coloca dois times de Pokémon para lutar em uma arena, tentando destruir pontos específicos do área do time adversário.

Ganhando experiência ao abater inimigos, você pode evoluir seu Pokémon e marcar pontos para o seu time. Vence aquele que conseguir a maior pontuação no fim da partida. Bastante simples de jogar, e ainda assim, desafiador na medida certa.

10. Fall Guys

Inicialmente um jogo pago, Fall Guys se tornou um dos melhores jogos online grátis após a Epic Games adquirir o seu estúdio e lançá-lo gratuitamente. O título lembra as velhas Olimpíadas do Faustão, colocando o jogador no controle de bichinhos coloridos em uma gincana maluca que envolve corrida em percursos de obstáculos, competições de roubar rabos postiços e até fases temáticas do Sonic.

O jogo ainda traz diversos itens cosméticos para personalizar o seu personagem, usando roupas de propriedades intelectuais diversas, como o já citado Sonic, Assassin's Creed e Doctor Who. Um excelente jogo para aproveitar com um grupo de amigos.

Fall Guys está disponível de graça para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X e Nintendo Switch.

9. Apex Legends

Apex Legends é um battle royale que surgiu no embalo do grande boom do gênero, desenvolvido pelo time da Respawn Entertainment. O game se passa no mesmo universo da subestimada franquia do estúdio, Titanfall, colocando times de três jogadores em um grande cenário para tentarem sobreviver até o final.

Uma grande diferença de Apex Legends com outros títulos do gênero é o fato de o game aproveitar muito do gameplay de Titanfall 2, que era bastante frenético e dinâmico, deixando a exploração de cenários e combates mais empolgantes.

Apex Legends conta com versões para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X, Nintendo Switch, Android e iOS.

8. Rocket League

Rocket League é outro jogo que nasceu como um título pago e, após ser comprado pela Epic Games, se tornou um dos melhores jogos online grátis disponíveis. Ele segue um conceito um pouco diferente e esquisito, mas que na prática faz muito sentido: futebol com carros.

Unindo duas paixões de vários jogadores, o jogo monta times em que você controla um dos vários veículos disponíveis em um campo de futebol gigante, acelerando na direção de uma bola enorme enquanto tenta fazer seus gols.

O que mais impressiona em Rocket League é a facilidade com que você acaba aprendendo a jogar e, com o tempo, conseguir até realizar jogadas completamente absurdas atrás do volante. Rocket League está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

7. Overwatch 2

Depois de um primeiro jogo que juntou milhões de jogadores ao redor do mundo, a Activision Blizzard resolveu mudar o seu modelo de negócio em Overwatch 2, que tomou o lugar do primeiro game e se tornou gratuito para jogar.

O título de tiro em primeira pessoa coloca o jogador no controle de heróis que, em equipe, devem avançar pelo território inimigo para tentar tomar sua base. Apesar de várias mudanças terem feito fãs antigos torcerem o nariz para essa nova versão, Overwatch 2 é um game bastante válido para quem gosta de jogos competitivos no PC ou consoles.

Overwatch 2 está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S/X, PS4, PS5 e Nintendo Switch.

6. Counter-Strike 2

Counter-Strike, o bom e velho CS, estava sem um novo título desde 2012, quando CS Global Offensive foi lançado para PCs, Xbox 360 e PS3. Em 2023, a Valve resolveu dar um upgrade no jogo, lançando Counter-Strike 2, a nova versão do título, tomando seus servidores e apresentando novidades para os jogadores.

Como desde os tempos mais primórdios, CS2 conta com dois times: Terroristas e Contra-Terroristas, que devem se enfrentar em uma variedade de mapas. A vantagem do novo jogo é certamente as melhorias gráficas e a mudança do motor gráfico Source para Source 2, com alguns mapas antigos sendo retrabalhados na nova versão.

Counter-Strike 2 está disponível para PC.

5. Valorant

A resposta da Riot Games para a onda de hero shooters, como Overwatch, Valorant vai um pouco além, misturando elementos como CS GO e até mesmo Team Fortress 2, mas com um gostinho que apenas o estúdio consegue dar.

O jogo é disputado com dois times de cinco jogadores cada, controlando os heróis, cada um com habilidades únicas para o combate. Valorant tem um foco bastante forte no competitivo, sendo bastante indicado para jogadores que já estão acostumados com esse tipo de jogo. Ele não é particularmente difícil de se aprender a jogar, mas pode parecer um pouco sufocante para algumas pessoas nas suas primeiras partidas.

Valorant está disponível para PC.

4. Call of Duty: Warzone

Call of Duty Warzone é um modo de jogo que acabou ganhando um lançamento próprio para PC, consoles e até aparelhos móveis. Aproveitando todo o gameplay criado a partir do remake de Call of Duty: Modern Warfare, de 2019, a Activision Blizzard bolou uma narrativa em torno de um combate em Battle Royale.

Cada vez mais popular, Warzone traz parcerias bizarras e às vezes divertidas, como personagens de filmes e até mesmo rappers e pop stars como skins para seus soldados. Apesar de muitas dessas skins serem pagas com dinheiro de verdade, outras podem ser desbloqueadas com dinheiro in-game, apenas jogando o game.

3. League of Legends

League of Legends é certamente um dos jogos mais populares em todo o mundo. Apesar de não ser o primeiro MOBA, é o game que virou sinônimo do gênero, tanto para quem conhece bem videogames quanto para quem nunca deu start em uma partida.

Com mais de 150 personagens selecionáveis, League of Legends, ou LoL como também é conhecido, é um dos jogos competitivos mais acompanhados em todo o mundo, atraindo todo tipo de jogadores.

League of Legends está disponível para PCs, mas existe uma versão oficial para Android e iOS chamada League of Legends: Wild Rift, também gratuita para jogar.

2. Genshin Impact

Genshin Impact foi um jogo que, no seu lançamento, pegou muita gente de surpresa por conta de seus gráficos muito bonitos que lembravam The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Não demorou muito para que o título deixasse as comparações de lado e se tornasse um fenômeno mundial.

O jogo mistura exploração, RPG e ação, fugindo um pouco do outro título da desenvolvedora miHoYo, a série Honkai. Genshin Impact segue firme e forte desde o seu lançamento em 2019, ganhando atualizações com mais conteúdo para seus jogadores constantemente. E embora a mecânica de gacha incentive o gasto de dinheiro real na faosa roletinha em troca de personagens e armas, você pode conseguir tudo isso sem precisar abrir a carteira.

O jogo está disponível para PC, PS4, PS5, Android e iOS.

1. Fortnite

Fortnite nasceu como um jogo em que o jogador deveria enfrentar hordas de inimigos, enquanto usava suas habilidades de construção de bases para se defender. Apesar de um lançamento modesto, o jogo da Epic Games explodiu de verdade ao lançar uma versão online que aproveitava a ideia de Battle Royale.

Se tornando sinônimo desse tipo de jogo, Fortnite é um verdadeiro fenômeno midiático, operando como um jogo e até como plataforma para shows digitais de artistas como Lady Gaga e Ariana Grande. Hoje em dia, Fortnite é muito mais que apenas um jogo de Battle Royale, entregando modos de corrida e até uma versão simplificada de Rock Band, isso sem contar nas inúmeras parcerias que incluem skins de personagens da Marvel, Star Wars, artistas, Naruto, Avatar, Dragon Ball, entre outros no game.

Fortnite é com certeza um dos melhores jogos online grátis disponíveis no mercado e está disponível para várias plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, Android e iOS.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade