PUBLICIDADE

O que esperar do iOS 18? | Novos recursos, iPhones compatíveis e mais

Saiba tudo sobre o iOS 18: lançamento, possíveis recursos e a lista de iPhones compatíveis com a futura atualização

9 dez 2023 - 15h01
(atualizado em 10/12/2023 às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O iOS 18 deve ser a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones, prevista para chegar em 2024. A Apple lança uma nova versão do iOS a cada ano com novidades nos apps e no sistema, e disponibiliza o update simultaneamente com a nova linha de celulares da empresa.

Foto: André Magalhães/Canaltech / Canaltech

A Maçã ainda não confirmou nenhuma informação sobre a próxima versão, mas já é possível conferir alguns rumores no mercado e usar os lançamentos anteriores como referência. O Canaltech separou algumas das principais informações sobre o iOS 18 e também dá alguns palpites sobre o que esperar do novo sistema.

Quando o iOS 18 será lançado?

O novo iOS ainda não tem uma data de lançamento confirmada, mas a tendência das últimas versões lançadas pela Apple pode ajudar a ter noção de um provável cronograma.

A Gigante de Cupertino costuma revelar a nova versão do iOS (e dos sistemas operacionais de outros aparelhos da marca) na conferência WWDC, normalmente realizada em junho. Após o anúncio, o sistema entra na fase Beta e ganha algumas versões de testes até o lançamento final.

Caso a empresa mantenha o mesmo padrão dos últimos anos, a versão estável do iOS 18 deve ser lançada em setembro de 2024 — foi assim com as últimas atualizações. Para efeito de comparação, o iOS 17 chegou ao público geral no dia 17 de setembro deste ano.

Novo iOS deve ser anunciado na WWDC (Imagem: Divulgação/Apple)
Novo iOS deve ser anunciado na WWDC (Imagem: Divulgação/Apple)
Foto: Canaltech

Novidades do iOS 18

Alguns rumores ajudam a entender o cenário que envolve o lançamento do iOS 18. De acordo com o jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, famoso por antecipar novidades dos produtos da Apple, a nova atualização é considerada "ambiciosa e atraente" pelos funcionários da Maçã, e a empresa pretende apostar em software para compensar mudanças pouco significativas no hardware do próximo iPhone.

O jornalista ainda revelou que a Maçã interrompeu o desenvolvimento do sistema para focar na correção de bugs e deixá-lo cada vez mais refinado antes de seguir com as novas etapas.

IA generativa no iPhone

Gurman afirma que a IA generativa deve ser o grande carro-chefe da atualização. Um grande modelo de linguagem (LLM) da Apple para treinamento de IA já estaria em desenvolvimento neste ano e poderia ser usado para alimentar diversos aplicativos do sistema.

A principal beneficiada seria a Siri, que ganharia recursos para transformá-la numa ferramenta conversacional mais poderosa e com respostas mais naturais — vale lembrar que o concorrente Google Assistente será integrado ao chatbot de IA Bard neste ano, mesmo que de modo restrito, então a Apple poderia seguir um caminho similar com sua assistente virtual.

Siri pode ganhar novas funções com IA generativa (Imagem: Omid Armin/Unsplash)
Siri pode ganhar novas funções com IA generativa (Imagem: Omid Armin/Unsplash)
Foto: Canaltech

O sistema também poderia adicionar recursos feitos com IA em outros apps, como uma opção para criar playlists automáticas no Apple Music e melhorias nas sugestões de textos do Mensagens.

Os recursos de IA generativa já marcam presença nos principais lançamentos do Android — a tecnologia dominou o anúncio da linha Google Pixel 8 e o Galaxy S24 deve ser promovido pela Samsung como um "AI Phone". Logo, é comum que o próximo iPhone siga um caminho parecido.

Suporte a mensagens RCS

A Apple confirmou que vai incorporar o protocolo RCS ao aplicativo de mensagens e facilitar a comunicação com dispositivos Android. A tecnologia atua como um sucessor espiritual do SMS com suporte a fotos, vídeos, GIFs, links e textos maiores.

A empresa demorou para ceder à pressão do Google e adotar o serviço, que deve chegar a partir de 2024 com uma atualização no sistema. A novidade pode representar um grande avanço na comunicação entre diferentes sistemas operacionais, já que o iMessage é uma alternativa muito usada pelos donos de iPhone, mas ainda é muito "fechado" ao Android.

O que gostaríamos de ver no iOS 18

Além dos rumores sobre o que pode vir por aí, algumas funções seriam muito bem-vindas com a chegada de um novo iOS. Os "desejos" do CT em relação a isso são:

Edição de fotos com IA

O editor nativo do Fotos é intuitivo e repleto de funções interessantes, mas o aplicativo também poderia dar um salto com a introdução de ferramentas de IA generativa. Uma boa comparação é o Google Fotos, instalado de forma nativa no Android: o app foi atualizado com opções para preencher o fundo de imagens, remover objetos e escolher as melhores expressões faciais para uma selfie, por exemplo. Seria interessante caso o iOS seguisse o mesmo caminho.

Apple Music turbinada

O Apple Music é um serviço com um acervo muito interessante, que inclui catálogo de músicas em alta fidelidade e até uma estação de rádio própria. No entanto, ele fica muito atrás do Spotify ao analisar as funções do aplicativo: o serviço recebeu a opção de playlists colaborativas somente em 2023, por exemplo, enquanto o rival verde já apresenta a opção há alguns anos.

Algumas melhorias pontuais, especialmente na criação e no compartilhamento de playlists, poderiam beneficiar o uso do streaming musical da Apple no iPhone.

Diferentes áreas de trabalho

O rival Android permite configurar um perfil pessoal e outro de trabalho no celular: isso permite usar o login profissional para acessar apps nessa segunda área e acessar apenas aplicativos essenciais para a rotina diária. A Apple apresenta um modo de foco voltado para o trabalho, mas ainda não possui uma função para criar uma área específica para isso — logo, seria uma adição útil ao iOS.

Quais iPhones vão receber o iOS 18?

Ainda não há uma lista oficial, mas é possível usar o ciclo de atualizações da Apple como base: a empresa oferece atualizações de sistema por até cinco anos para os iPhones contados a partir do ano de lançamento de cada aparelho. Com essa lógica, é possível prever que os celulares lançados em 2018 não ganharão o update.

A lista provável de iPhones que devem atualizar wm 2024 inclui:

A empresa costuma liberar a atualização do iOS simultaneamente para todos os dispositivos compatíveis.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade