PUBLICIDADE

O que é fediverso do Threads?

O Threads em breve vai fazer parte do fediverso e terá integração com outras plataformas do ecossistema para rivalizar com o Twitter

7 jul 2023 - 21h00
(atualizado em 8/7/2023 às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O Threads é uma rede social da Meta que rivaliza com o Twitter. Embora use a base de usuários do Instagram, o Threads é uma rede descentralizada e por isso conta com uma ajuda adicional: as plataformas pertencentes ao chamado fediverso.

O que é o fediverso?

Fediverso é o nome dado à federação de plataformas descentralizadas. O conceito nasce da fusão das palavras "federado" e "universo", refletindo sua missão de unificar redes sociais, fóruns de debate, microblogs e muito mais em uma vasta rede horizontalizada.

As plataformas do feedverso podem se comunicar entre si, apesar de possuírem interfaces diferentes. A vantagem também se estende aos usuários, que podem publicar e interagir uns com os outros através da rede que quiserem.

No fediverso, cada rede social funciona com o seu respectivo servidor, mas a comunicação gira em torno de uma rede central — isso existe graças ao protocolo ActivityPub. É esse sistema de diretrizes que permite aos usuários compartilharem fotos, vídeos e demais publicações como se estivessem no mesmo local.

Algo semelhante já acontece no Bluesky, que também embarca no conceito de rede social federada e agrega outras plataformas em seu ecossistema. A criação de Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter, usa o AT Protocol para hospedar mídias sociais em diferentes servidores.

Quais redes compõem o fediverso?

Atualmente, o fediverso do Threads já conta com alguns serviços interligados. Entre os principais estão:

  • Mastodon;
  • PixelFed;
  • Funkwhale;
  • PeerTube;
  • Pleroma;
  • Misskey.

De acordo com o Instagram, o Threads vai se comunicar com essas mídias em breve. Ao ingressar no microblog, os usuários são avisados sobre a adesão: "as futuras versões do Threads terão acesso ao fediverso, um novo tipo de rede social que permite que as pessoas sigam e interajam umas com as outras em diferentes plataformas, como o Mastodon", diz o aviso.

Qual é o objetivo do fediverso?

O grande objetivo do fediverso é promover um ecossistema descentralizado e aberto onde cada mídia social pode construir sua própria comunidade, mas implementando metodologia de gestão própria, algoritmos personalizados e regras exclusivas de moderação sem que uma única empresa controle tudo isso.

Esse é o ponto central do conceito geral de "rede descentralizada", indo na contramão do que acontece com plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Tal prática permite que as decisões sejam tomadas de forma colaborativa entre todas as partes.

Foto: Montagem/Fabrício Calixto - Reprodução/Wikipedia/Meta / Canaltech

Além disso, o fediverso procura proporcionar aos usuários maior liberdade de escolha e privacidade, viabilizando conexões, comunicação e compartilhamento de modo aberto quanto ao tráfego de conteúdo e interação entre os usuários.

Sobre esse ponto, o próprio chefe do Instagram, Adam Mosseri, explicou que se alguém um dia acabar saindo do Threads, não vai acabar "desplataformado". Se isso acontecer, será possível levar seu público com você para outro servidor, algo que um sistema aberto permite.

Enquanto o Threads não abraça de vez o fediverso, você pode ir se familiarizando com a plataforma: saiba como criar um perfil, entenda como é feita a pronúncia do nome, saiba por que ela tem esse nome e, claro, aprenda a usar o Threads.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade