PUBLICIDADE

O que colocar nas notas do Instagram?

Confira algumas ideias do que compartilhar nas notas do seu Instagram seja para se divertir tornar a ferramenta mais útil

3 dez 2023 - 15h01
(atualizado em 4/12/2023 às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A criatividade pode render boas ideias para quem souber o que colocar nas notas do Instagram, que permite postar frases curtas de até 60 caracteres com duração de 24 horas no ar. Além disso, a função está localizada dentro das mensagens diretas (ou DMs) e pode ser alternada entre postagens públicas e privadas.

Foto: Divulgação/Instagram / Canaltech

15 dicas do que inserir nas notas do Instagram

Como o título sugere, o artigo é destinado a quem não faz a mínima ideia do que colocar nas notas do Instagram. Saiba desde já que você pode compartilhar sentimentos, conquistas, opiniões, utilidades, enfim, é bastante coisa — e você confere logo a seguir na lista criada pelo Canaltech.

1. Algo bom sobre o seu dia

Você pode usar as notas para compartilhar algo legal e positivo que aconteceu no seu dia, como a adoção de um novo pet, uma mensagem de elogio sobre a sua aparência ou a melhora em um tratamento que você ou uma pessoa próxima esteja fazendo. Só tome cuidado com o que vai postar e tenha bom senso nessa hora, é claro.

2. Conquista profissional ou pessoal

Essa dica pode ser considerada uma "subcategoria" da primeira, mas vale fazer uma sugestão à parte: é possível usar as notas para contar sobre conquistas pessoais ou profissionais.

Por exemplo, se você parou de fumar, começou a academia, ganhou uma promoção no emprego ou ingressou em uma oportunidade em uma nova empresa, vale a pena compartilhar com os seus amigos.

3. Notas de humor

O seu nível de humor do dia pode render algumas notas no Instagram caso você queira externalizar o sentimento com os seus seguidores. Felicidade, tristeza, ansiedade, satisfação, euforia, medo, raiva, enfim… Se você tem algum sentimento que precisa sair de alguma forma, pode ser uma boa dividi-lo através da função do Instagram (mas sempre vale tomar cuidado com o que você vai postar, pense bem antes de fazê-lo).

4. Mensagens motivacionais

Se você é do tipo que gosta de animar o povo e incentivá-lo a melhorar pessoal e profissionalmente, as notas do Instagram são o palco perfeito para publicar frases motivacionais.

Publique frases inspiradoras com as suas próprias palavras ou compartilhe as aspas de outros pensadores — o que importa é estimular as pessoas.

Se você não souber o que colocar nas notas do Instagram, compartilhe mensagens motivacionais para inspirar seus seguidores (imagem: bruce mars/Unsplash)
Se você não souber o que colocar nas notas do Instagram, compartilhe mensagens motivacionais para inspirar seus seguidores (imagem: bruce mars/Unsplash)
Foto: Canaltech

5. Opinião sobre assuntos variados

Quem tem senso crítico para assuntos variados e gosta de compartilhar opiniões vai encontrar um bom local para fazer isso nas notas do Instagram. Você pode usar o espaço para dizer o que achou de determinado filme ou livro, além de dar seus pitacos sobre produtos, política, moda, enfim — dar seus "dois centavos" sobre assuntos do momento ou de qualquer período que seja.

6. Atualizações rápidas sobre algo

Uma dica bem útil é usar as notas do Instagram para comunicar atualizações breves sobre uma série de assunto, como estado de saúde seu ou de alguém próximo, status de relacionamento, mudança de planos para algo, se você passou ou não em uma avaliação ou em um processo seletivo, dizer que você está sem WhatsApp por determinado motivo, entre outras situações importantes para o seu público ter conhecimento.

7. Mensagem urgente sobre alguma coisa

Se você estiver em uma situação de urgência, uma possibilidade é usar as notas do Instagram para chamar a atenção do público para casos que envolvam, por exemplo, o falecimento de alguém, algum alerta importante de trânsito ou pedido de ajuda para chegar até algum lugar se você estiver perdido.

Dependendo da situação, sobretudo as que envolvem riscos à integridade física e psicológica, o mais recomendável é que você procure se comunicar com as autoridades competentes. Muito cuidado também para não emitir falsos alertas e causar pânico sem necessidade.

8. Meios de contato

As notas do Instagram são um excelente meio para você divulgar suas formas de contato: compartilhe seu número de celular ou telefone fixo, e-mail, WhatsApp ou nome do usuário em outras redes sociais. Quase qualquer meio de contato pode ser postado na rede social.

9. Eventos e lembretes

Se você estiver organizando eventos como festa de aniversário, formatura, casamento, excursão, balada, chá de panela, cerimônias corporativas ou religiosas, palestras e workshops, vale a pena manter seu público informado através das notas do Instagram. É possível dar detalhes do evento e emitir lembretes para ninguém "dar bolo".

10. Pedidos de ajuda no geral

Se a necessidade estiver batendo muito forte, você pode usar as notas do Instagram para pedir ajuda. É possível solicitar doações em dinheiro por Pix (ou outros meios de recebimento), perguntar sobre pessoas disponíveis para doar sangue, ajudar a fazer mudança ou até mesmo pedidos como móveis e itens para casa.

Resumindo, se você estiver precisando de alguma coisa, informe nas notas e veja se alguém pode fazer algo a respeito.

É possível usar as notas do Instagram em situações de urgência, como pedido de doações (Imagem: Marjan Grabowski/Unsplash)
É possível usar as notas do Instagram em situações de urgência, como pedido de doações (Imagem: Marjan Grabowski/Unsplash)
Foto: Canaltech

11. Anunciar a venda de algo

Quem deseja passar para a frente aquele videogame encostado na estante ou um móvel que não usa mais, por exemplo, pode anunciar esses itens nas notas do Instagram. Nesse caso, é necessário usar muito bem os 60 caracteres para caprichar no anúncio e atrair possíveis compradores. Só tome cuidado com o que vai divulgar e fique ligado para não cair em golpes.

12. Pedir ou oferecer caronas

As notas do Instagram são boas pedidas para quem deseja pedir carona para ir em algum destino — seja um local próximo ou bem longe. Use a função para informar o lugar, o dia e a hora, além de outras informações que você julga pertinente para as pessoas saberem.

Também é possível fazer o oposto: oferecer caronas.

Se você estiver indo para determinado destino, anuncie a viagem e veja se alguém também deseja ir para lá. Aí dá para combinar os detalhes do embarque, quais despesas serão divididas, entre outros pormenores da corrida.

Agora, se essa tática não estiver funcionando, pode ser útil aprender como usar o Blá Blá Car para pedir caronas por meio do aplicativo.

13. Emojis e caracteres especiais

Não é preciso usar as notas do Instagram necessariamente para alguma função útil — também é possível se divertir publicando emojis e caracteres especiais na ferramenta. Você pode postá-los de forma avulsa ou incrementando textos para tirar uma onda com a galera ou dar aquela indireta em alguém.

Mas aqui também vale o aviso de bom senso e é sempre recomendável pensar duas vezes antes de postar qualquer coisa e correr o risco de "queimar a cara" com os seus seguidores e virar motivo de chacota.

14. Atualizações sobre a sua empresa ou marca

Se você tem uma marca ou empresa, vai encontrar uma série de possibilidades para usar as notas do Instagram em prol do seu negócio. É possível, por exemplo, compartilhar ofertas exclusivas, prévias de produtos, fazer pesquisa com os seus seguidores, mostrar os bastidores da empresa, anunciar novas parcerias e muito mais.

15. Notas musicais

Uma das funções mais legais para quem é nostálgico da época do saudoso MSN é a nota musical do Instagram. Essa ferramenta permite adicionar uma música que você esteja curtindo naquele momento com base na biblioteca da plataforma.

Além de expressar o seu gosto musical, você também pode usar as notas musicais para dar aquela indireta de leve, à moda antiga da internet — além de fazer um "esquenta" para um show que você esteja para ir. Confira um tutorial completo ensinando a colocar músicas nas notas do Instagram.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade