PUBLICIDADE

Novo mineral é descoberto após raio atingir árvore

Pesquisadores da Flórida descobriu novo mineral, inédito na Terra, que teria surgido a partir da queda de um raio em uma árvore na região

13 abr 2023 - 10h48
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida (USF) encontraram um mineral inédito na Terra, produzido após um raio atingir uma árvore na cidade norte-americana de New Port Richey. Embora materiais semelhantes possam ser encontrados em meteoritos, é a primeira vez que esta rocha rica em fósforo é encontrada de forma natural no nosso planeta.

Foto: Reprodução/Matthew Pasek / Canaltech

"Minerais similares podem ser encontrados no espaço, mas nunca vimos esse material exato em nenhum outro lugar," diz o geocientista Matthew Pasek, um dos responsáveis pela descoberta. O pesquisador conseguiu a amostra após moradores de New Port Richey encontrarem e venderem a rocha, supondo que teria algum valor financeiro. Ao estudá-la, Pasek notou suas características únicas.

Em um artigo publicado na revista Communications Earth & Environment, ele e sua equipe investigam como reações químicas causadas por fenômenos de alta energia, como os raios, podem gerar materiais como as fulguritas — nome dado aos minerais formados por estas descargas elétricas. "É importante entender quanta energia um raio possui, pois então podemos saber quanto dano eles podem causar," afirma o cientista.

O surgimento da rocha foi possível pois, em ambientes úmidos como o da Flórida, o ferro pode se acumular ao redor das raízes no solo. Quando a descarga elétrica atingiu a árvore, este elemento, combinado com o carbono da planta, iniciou a reação que criou o material.

Tentativas de recriá-lo em laboratório não foram bem-sucedidas, indicando que ele exige condições muito específicas para surgir.

Fonte: Communications Earth & Environment Via: University of South Florida

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade