PUBLICIDADE

MWC 2024 | TCL lança 1º dongle USB com acesso às redes 5G RedCap

Na MWC 2024, a TCL apresentou novos acessórios para acesso rápido às redes 5G, com destaque para o Linkkey IK511 e a tecnologia RedCap para baixo consumo

27 fev 2024 - 16h15
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de inúmeros smartphones e tablets, a TCL trouxe para a MWC 2024 três novos acessórios que fornecem conectividade 5G e Wi-Fi a aparelhos que não possuam hardware dedicado, como notebooks e PCs. Os dongles USB estreiam com promessa de oferecer os benefícios das redes móveis de quinta geração de forma facilitada, com o destaque indo para o IK511, um dos primeiros do mundo a oferecer acesso ao 5G RedCap para menor consumo de energia.

Foto: (Imagem: Divulgação/TCL) / Canaltech

Os lançamentos atuam como pequenos modems portáteis, dando acesso à internet em qualquer lugar em que haja sinal sem que o usuário precise trocar o celular, notebook ou outro dispositivo que não possua tecnologia para acessar redes móveis, ou que esteja limitado a baixas velocidades. Entre eles, o que mais chama atenção é o Linkkey IK511, um dos primeiros da categoria a fornecer acesso ao 5G RedCap.

O TCL Linkkey IK511 é um dos primeiros dispositivos do mundo a ter acesso a redes móveis 5G RedCap (Imagem: Divulgação/TCL)
O TCL Linkkey IK511 é um dos primeiros dispositivos do mundo a ter acesso a redes móveis 5G RedCap (Imagem: Divulgação/TCL)
Foto: Canaltech

Ainda que tratemos as redes 5G como um protocolo único, na realidade o padrão possui uma série de especificações para atender a diferentes usos, como o 5G mmWave para alta velocidade e o 5G NTN, que usa satélites para permitir a conexão em áreas remotas. Esse também é o caso do 5G RedCap (Reduced Capabilities, ou Capacidades Reduzidas), cuja proposta é oferecer conectividade veloz com menor latência (o atraso no envio e recebimento de dados) a aparelhos com consumo de energia limitado.

O RedCap oferece essas vantagens ao operar com antenas simplificadas e um limite de velocidade menor, assegurando download de até 150 Mbps e upload de até 50 Mbps, mas mantém a latência reduzida e suporta um número maior de aparelhos conectados simultaneamente. Como consequência, o custo é menor, o que ajudaria na popularização do 5G, aspectos que se alinham com os lançamentos da TCL.

O TCL Linkhub HH132 Pro é recomendado para quem precisa de alta velocidade, operando no padrão Wi-Fi 6 e embarcando configuração de antenas 3T3R (Imagem: Divulgação/TCL)
O TCL Linkhub HH132 Pro é recomendado para quem precisa de alta velocidade, operando no padrão Wi-Fi 6 e embarcando configuração de antenas 3T3R (Imagem: Divulgação/TCL)
Foto: Canaltech

Para tirar proveito do protocolo simplificado, o Linkkey IK511 é equipado com o modem Snapdragon X35 da Qualcomm, definido como o primeiro do mundo a oferecer acesso ao 5G RedCap. A transmissão da internet é feita via cabo USB-C, que pode ser conectado a notebooks, tablets e outros dispositivos que possuam esse tipo de porta.

A TCL também apresentou soluções para quem precisa de maior velocidade, incluindo o Linkkey IK512, cujos downloads atingem respeitáveis 2,46 Gbps — o que chega a superar boa parte dos planos de internet fixa —, e o Linkhub HH132 Pro, roteador que capta sinal 4G e transmite a rede via Wi-Fi 6 com configuração de antenas 3T3R (três de envio, três de recepção) e promessa de velocidades de até 600 Mbps de download e 150 Mbps de upload.

Preço e disponibilidade

Apesar de ser o destaque, o TCL Linkkey IK511 ainda não possui preços e data de disponibilidade. Por sua vez, o Linkkey IK512 e o Linkhub HH132 Pro também não tiveram valores divulgados, mas já há previsão para chegada às lojas: o primeiro estreia na Europa entre outubro e dezembro de 2024, enquanto o segundo será vendido globalmente ainda neste ano.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade