PUBLICIDADE

Mod do Resizable Bar sobe performance de PCs antigos em 12%

Um mod faz com que o Resizable Bar seja ativado em computadores antigos a partir de 2011 e pode dar até 12% a mais de desempenho aos usuários

9 fev 2024 - 14h31
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O Resizable Bar é uma tecnologia disponível há bastante tempo, mas que nem sempre teve a devida atenção, principalmente em produtos mais antigos, como processadores e placas-mãe. Agora, um mod possibilita que mobos antigas tenham essa função habilitada, garantindo um salto de performance de até 12%.

Foto: AMD / Canaltech

O ReBarUEFI é criação do usuário xCuri0 e promete operar no formato de módulo na BIOS para ser compatível com placas-mãe antigas e, consequentemente, processadores mais velhos. O criador da modificação revela que obteve um aumento de 12% de desempenho com um Intel Core i5-3470 e uma Radeon RX 580.

Apesar de esse ser um processador de 2012, a funcionalidade deve ser compatível com modelos a partir da geração Sandy Bridge, lançada em 2011. Naturalmente, por ser uma solução não-oficial, alguns usuários podem ter problemas na ativação da BIOS e o recurso não funcionar corretamente. 

Uma das instruções para utilizar o ReBarUEFI é estar com o 4G Decoding habilitado e o CMS desativado (Imagem: xCuri0/Github)
Uma das instruções para utilizar o ReBarUEFI é estar com o 4G Decoding habilitado e o CMS desativado (Imagem: xCuri0/Github)
Foto: Canaltech

ReBAR funciona melhor com AMD

Também é válido comentar que o Resizable Bar nem sempre gera ganhos de performance muito visíveis ao usuário. Por exemplo, produtos da NVIDIA podem ter um salto de desempenho mais tímido em comparação a produtos da AMD e Intel, embora isso não seja uma regra.

O ReBAR é uma tecnologia pertencente ao protocolo PCI Express, portanto não é exclusivo de nenhuma companhia. Todavia, foi a AMD quem popularizou o recurso em 2020 com o Smart Acess Memory, sendo basicamente a mesma função, mas com um nome próprio do time vermelho.

NVIDIA passou dar mais atenção ao Resizable Bar a partir de 2021 (Imagem: Reprodução/NVIDIA)
NVIDIA passou dar mais atenção ao Resizable Bar a partir de 2021 (Imagem: Reprodução/NVIDIA)
Foto: Canaltech

O Resizable Bar faz com que o processador tenha acesso completo aos dados da memória de vídeo da GPU, gerando uma comunicação mais estável e equilibrada entre os componentes. O mod do ReBarUEFI está disponível para download gratuitamente no Github.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade