Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Milhões em cibersegurança não serviram para nada: o erro bizarro que deu a um desenvolvedor o controle de 10 mil aparelhos

Ele teve que avisar a empresa para corrigir a questão

24 fev 2026 - 12h19
(atualizado em 25/2/2026 às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um simples experimento virou um pesadelo de segurança. Sammy Azdoufal, estrategista de IA, comprou o novo aspirador robô Romo da DJI e decidiu criar um app próprio para controlá-lo com um joystick. O que ele não esperava era ganhar acesso a milhares de dispositivos espalhados pelo mundo.

Ao conectar seu aplicativo aos servidores em nuvem da empresa, o sistema não autenticou apenas o aparelho dele. Em vez disso, liberou controle sobre cerca de 6.700 dispositivos em 24 países — incluindo aspiradores e estações de energia portáteis. No total, mais de 10 mil equipamentos ficaram expostos.

Com esse acesso, era possível visualizar câmeras embarcadas, mapas internos das casas, números de série, endereços IP e até ignorar o PIN de bloqueio com um código de 14 dígitos. Tudo isso sem invadir servidores — apenas explorando uma falha de validação no backend.

A vulnerabilidade foi corrigida após o alerta, mas o caso reacende preocupações sobre dispositivos conectados à nuvem. Quando o controle passa por servidores remotos, fabricantes, e eventualmente terceiros, podem ter um nível alarmante de acesso à vida privada dos usuários.

Veja mais

Matérias relacionadas

Erro, desperdício - ou nenhum dos dois? Um estudante está intrigado com os computadores da universidade equipados com placas gráficas RTX que não estão conectados ao monitor

28 sistemas clássicos de computador estão disponíveis gratuitamente na internet graças a parceria inédita

180Hz e 0,5ms: Monitor Gamer AOC G4 24" atinge menor preço já visto na Amazon

Ao sobrevoar a China, os Estados Unidos descobriram uma instalação que os preocupou profundamente

A humilhação da cibersegurança: hackers ignoram a internet e voltam a esvaziar caixas eletrônicos usando apenas um simples pendrive

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra