PUBLICIDADE

Microsoft corrige bug na reprodução de vídeos no Windows

A Microsoft confirmou que resolveu um bug que afetava a reprodução de vídeos e o uso da webcam nos Windows 10 e 11; problema estava relacionado a codec de vídeo

22 fev 2024 - 11h00
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft resolveu um bug que afetava o uso da webcam, a reprodução e a gravação de vídeos nos Windows 10 e 11. O problema envolvia o codec de vídeo WVC1 e foi corrigido a partir da atualização opcional KB5034204, publicada no dia 23 de janeiro.

Foto: Windows/Unsplash / Canaltech

A situação demorou muito tempo para ser resolvida: os primeiros registros do bug apareceram após o lançamento da atualização KB5027303, de junho do ano passado. Durante o período, a Microsoft oferecia algumas correções temporárias nos sistemas afetados, mas disponibilizou uma solução geral somente com o update lançado em janeiro deste ano.

Em nota, a empresa reforça que alguns apps mostravam falhas durante a reprodução de vídeo e que "algumas câmeras e webcams poderiam não funcionar se usassem o codec WVC1 por padrão".

Como resolver o problema no Windows

O problema foi encontrado nas versões 21H2 e 22H2 do Windows 11, além do Windows 10 22H2. Você precisa apenas atualizar o sistema para uma versão mais recente para corrigi-lo:

  1. Abra as configurações;
  2. Selecione "Windows Update";
  3. Clique em "Verificar se há atualizações"; 
  4. Baixe o novo patch.
Atualize o Windows para corrigir o bug no codec de vídeo (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Atualize o Windows para corrigir o bug no codec de vídeo (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Foto: Canaltech

O que é um codec?

Junção dos termos "codificador" e "decodificador", o codec é um componente capaz de comprimir e descomprimir um arquivo de áudio, imagem ou vídeo: no primeiro caso, ele pode diminuir o tamanho total do documento para facilitar o compartilhamento. Na segunda situação, ele decodifica todos esses dados comprimidos para garantir que você consiga reproduzi-los com a maior qualidade possível.

É por isso que é necessário baixar um software reprodutor de mídia para abrir certos formatos de arquivos — esses programas já são equipados com os codecs necessários para a função e você não precisa instalá-los individualmente.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade