PUBLICIDADE

Meta lança IA que cria imagens estilo DALL-E e Midjourney

Meta lança uma versão para web da IA Imagine que permite gerar imagens a partir de descrições em texto, mas o acesso está restrito para os Estados Unidos

6 dez 2023 - 19h55
(atualizado em 7/12/2023 às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A Meta anunciou, nesta quarta-feira (6), que a sua IA para gerar imagens a partir de comandos de texto poderá ser acessada pela web gratuitamente. A chamada de Imagine, trata-se de uma solução da ferramenta Meta AI que estava disponível em algumas partes do mundo desde setembro para criar imagens dentro de chats em aplicativos da companhia, como o WhatsApp e o Messenger. Agora o público pode gerar ilustrações diretamente pelo navegador, mas neste primeiro momento apenas os usuários nos Estados Unidos terão acesso ao site.

Foto: Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

A Imagine funciona como outros aplicativos de IA generativa para a criação de imagens a partir de descrições em linguagem natural — como DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion. A ferramenta gera quatro alternativas para cada prompt de comando enviado e os resultados podem ser baixados gratuitamente e compartilhados em outras plataformas.

Segundo comunicado da Meta no blog oficial, "essa experiência autônoma da Imagine para criadores permite gerar imagens com a tecnologia do modelo de linguagem Emu."

Apenas nos Estados Unidos

Por enquanto o acesso à IA está restrito aos Estados Unidos pelo site imagine.meta.com. A página solicita o vínculo com uma conta Meta (Facebook ou Instagram) para utilizar a ferramenta, mas há o bloqueio regional para outros países, incluindo o Brasil.

Tela de apresentação da IA Imagine na web (Imagem: Divulgação/Meta)
Tela de apresentação da IA Imagine na web (Imagem: Divulgação/Meta)
Foto: Canaltech

O chatbot Meta AI

Em setembro, a Imagine foi apresentada ao público norte-americano como uma das soluções do chatbot Meta AI. Essa ferramenta oferece um conjunto de serviços de IA dentro das janelas de bate-papo ou conversas em grupo nos aplicativos da companhia.

Ao invocar o @MetaAI com uma mensagem dentro do chat, as pessoas podem buscar informações, realizar consultas com dados atuais da web e até solicitar a realização de tarefas criativas. O funcionamento é semelhante a outros apps de inteligência artificial no formato de chatbot.

A Imagine pode ser acionada com o chatbot — com o comando @MetaAI /imagine — para gerar imagens a partir de descrições em texto. Os resultados são exibidos dentro das janelas de bate-papo em que foram solicitados, com compartilhamento entre amigos ou grupos.

No entanto, a solução continua indisponível no Brasil, e a Meta não deu uma previsão sobre quando essas ferramentas serão lançadas por aqui.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade