PUBLICIDADE

Mercado Pago chega a 41,5 milhões de usuários ativos no terceiro trimestre

Relatório financeiro da companhia destaca que 26 milhões de usuários possuem investimentos sob custódia da plataforma

4 nov 2022 - 16h44
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time
Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time
Foto: Mobile Time

O Mercado Pago (Android, iOS) chegou a 41,5 milhões de usuários únicos ativos no terceiro trimestre de 2022, um incremento de 32% contra 31,5 milhões um ano antes. Desse total, 22,5 milhões usam a carteira para efetuar pagamentos e compras, 32,5% de crescimento ante 17 milhões na comparação ano a ano.

Ainda vale dizer que 26 milhões de usuários tinham investimento sob custódia da plataforma.

A movimentação total de transações da fintech foi da ordem de US$ 32 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 52% contra US$ 21 bilhões no mesmo período de 2021. O negócio de adquirência cresceu 40%, de US$ 15,5 bilhões para US$ 21,5 bilhões. E a conta digital mais que dobrou, de US$ 5,5 bilhões para US$ 10,5 bilhões.

Em seu relatório financeiro, a companhia destaca o crescimento das maquininhas móveis (MPOS) no México e Chile, assim como dos pagamentos com QR Code no Brasil e de soluções de banco digital na Argentina.

No Mercado Crédito, a carteira da companhia mais que dobrou, passando de US$ 1,1 bilhão para US$ 2,7 bilhões. Por sua vez, a divisão de logística Mercado Envios registrou 276 milhões de mercadorias enviadas no terceiro trimestre de 2021. E o marketplace Mercado Livre chegou aos 42,5 milhões de compradores únicos com uma média de 6,7 itens comprados por cada usuário.

Geral

No resultado consolidado, a companhia obteve US$ 2,7 bilhões de receita no terceiro trimestre de 2022, 45% de aumento contra US$ 2 bilhões de um ano antes. Os gastos operacionais cresceram 62,5%, de US$ 647 milhões para US$ 1 bilhão.

O lucro operacional registrado foi de US$ 300 milhões, um incremento de 85% contra US$ 160 milhões na comparação ano a ano. E o lucro líquido foi de US$ 129 milhões, caindo mais que a metade de US$ 317 milhões do terceiro trimestre de 2021. Vale dizer, a companhia registrou uma perda financeira de US$ 71 milhões devido à compra de ações na Argentina em dólar, algo que deixou a operação mais cara devido às regras do país andino de compra da moeda norte-americana.

Em usuários, a plataforma passou de 79 milhões para 88 milhões, aumento de 11%.

Mobile Time
Compartilhar
Publicidade
Publicidade