PUBLICIDADE

MARVEL, um robô capaz de escalar paredes com o Homem-Aranha

O bot de quatro patas possui membros magnéticos que permitem que ele se movimente por paredes, tetos e pisos metálicos

20 dez 2022 - 15h22
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de robô de quatro patas capaz de escalar paredes, tetos e pisos de metal, utilizando pés magnetizados para subir e descer no melhor estilo "Homem-Aranha".

Segundo os cientistas, o bot batizado de MARVEL — abreviação de Magnetically Adhesive Robot for Versatile and Expeditious Locomotion, ou robô magneticamente adesivo para locomoção versátil e rápida, numa tradução livre — pesa pouco mais de 18 kg e mede aproximadamente 35 centímetros.

"Ele demonstra uma velocidade de caminhada vertical e invertida mais rápida, enquanto sua capacidade de locomoção versátil permite um maior número de marchas e tarefas durante o deslocamento", disseram os pesquisadores em um estudo publicado na revista Science Robotics.

Patas magnéticas

O MARVEL não é o primeiro robô que pode escalar paredes com facilidade, mas ao contrário da maioria das outras soluções apresentadas até agora pelos engenheiros ao redor do mundo, ele utiliza membros magnéticos em vez de rodas, pinças, ventosas ou hélices.

Foto: Reprodução/Science Robotics / Canaltech

Para grudar e escalar superfícies lisas com inclinação de 90 graus, o bot possui eletroímãs e elastômeros imantados que permitem que ele altere as propriedades magnéticas de cada um de seus pés separadamente, proporcionando uma caminhada constante de até 60 centímetros por segundo, com uma carga de 6 kg sobre as costas.

"O MARVEL também tem a capacidade de digitalizar superfícies em busca de lacunas e buracos. Nós programamos o robô para contornar ou passar por cima desses obstáculos, simulando como um gato usa suas patas dianteiras para analisar objetos antes de avançar", explicam os cientistas.

No mundo real

Segundo a equipe responsável pelo projeto, o robô escalador pode ser utilizado para investigar locais industriais, como edifícios apertados com estruturas de aço, pontes, navios ou tanques de armazenamento, lugares de difícil acesso e perigosos para os seres humanos.

Durante os testes realizados em laboratório, os engenheiros usaram o MARVEL para explorar várias situações e cenários diferentes. Eles disseram que um segundo protótipo deve contar com sensor de visão, planejador de movimento e otimizador de trajetória, permitindo que o bot escale paredes e faça outras tarefas de forma autônoma.

"No futuro, teremos um robô capaz de se locomover em grandes altitudes ou espaços apertados, locais que podem ser extremamente perigosos para trabalhadores humanos, como plataformas de soldagem de estaleiros ou durante inspeções de segurança em pontes de aço", disseram os pesquisadores.

Fonte: Science Robotics

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade