PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lava e seca encolhe roupas?

Neste artigo, o Canaltech Eletro explica se o uso constante da máquina lava e seca pode encolher as roupas

12 abr 2024 - 15h54
(atualizado às 21h57)
Compartilhar
Exibir comentários

As máquinas lava e seca podem ser uma mão na roda para quem procura mais praticidade na hora de lavar roupa e já secá-las de forma mais ágil. No entanto, pode ser uma preocupação para alguns pelo risco de encolher as peças. 

Foto: Erick Teixeira/Canaltech / Canaltech

Mas será que isso é verdade? Em quais situações as roupas podem encolher após o uso na lava e seca? Neste texto, eu tiro essas dúvidas e esclareço os mitos e verdades sobre o encolhimento de roupas na lava e seca. 

Este é o CT Eletro, o mais novo projeto do Canaltech! Nossa missão de ajudar você a escolher produtos eletrônicos agora se estende a um universo ainda maior. Com o CT Eletro, você terá acesso às informações mais atualizadas e confiáveis sobre os melhores produtos para o seu lar. Estamos aqui para tornar suas escolhas mais simples e acertadas quando se trata de tornar sua casa um lugar mais confortável e funcional.

Afinal, lava e seca encolhe as roupas, mesmo? 

De forma direta, sim e não. As máquinas lava e seca podem, sim, encolher algumas roupas, mas isso acontece em casos específicos, portanto dá para ter um controle maior sobre esses "acidentes". 

Basicamente, o que faz a peça encolher ou não é o tipo de tecido com o qual ela é feita. As roupas de tecidos naturais, ou seja, feitas de algodão, lã ou seda, por exemplo, têm mais tendência de encolher após o uso na lava e seca.  Isso porque as fibras naturais da peça se retraem com o calor da máquina, causando o efeito de encolhimento. 

Ainda assim, porém, não são todos os casos em que roupas de tecidos naturais encolhem, mas esse é um cenário mais variável, sobre o qual não há muito controle. 

Máquinas lava e seca podem ser boas aliadas no dia-a-dia (Imagem: Divulgação/Toshiba)
Máquinas lava e seca podem ser boas aliadas no dia-a-dia (Imagem: Divulgação/Toshiba)
Foto: Canaltech

Já os tecidos sintéticos são mais resistentes à alta temperatura das máquinas lava e seca e, portanto, não têm risco de encolhimento. Assim, você pode colocar suas roupas de poliéster, por exemplo, para lavar e secar normalmente que eles não vão encolher. 

Como saber se a roupa pode ir na lava e seca? 

Além de se atentar para o tipo de tecido, você também pode contar com um grande aliado na hora de saber se a roupa pode ou não ir na lava e seca: a própria etiqueta da peça. 

Nela, há alguns símbolos que indicam o tipo de material e os cuidados necessários: se ela pode ser lavada na máquina ou apenas à mão, se pode usar ferro de passar roupa e se pode ir na máquina de secar. Então, é só seguir as instruções na etiqueta que não tem erro. 

O que fazer se a roupa encolher após o uso na lava e seca? 

Caso você coloque uma roupa de tecido natural na lava e seca e ela encolha, talvez ainda haja uma solução. Em alguns casos, as fibras conseguem retornar ao estado natural após alguns usos. Elas laceiam com o tempo e ficam mais "esticadas".

Mas, se isso não acontecer de forma natural, há ainda um "truque" para forçar esse laceamento. Uma dica é deixar de molho por pelo menos 24 horas em uma solução de água com amaciante. Isso faz com que as fibras absorvam o produto e voltem ao tamanho normal. Mais uma vez, porém, essa não é uma tática infalível e pode não dar certo em todos os casos. 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade