PUBLICIDADE

iPhone recebe função de escanear documentos no Google Drive

Disponível há anos no Android, função de escanear documentos finalmente chegou ao iPhone e iPad, ao lado de recursos de IA

29 nov 2023 - 13h07
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Após mais de 10 anos, o Google Drive finalmente liberou o recurso que permite escanear documentos no próprio app. A função converte automaticamente as imagens criadas pela câmera em um documento PDF facilmente compartilhável, com conteúdo que pode ser copiado e colado em outros lugares.

Foto: (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela) / Canaltech

A novidade chega ao lado de melhorias no processo de digitalização e reconhecimento de caracteres para todas as versões do app do Google Drive. Um dos recursos em desenvolvimento, inicialmente apenas no Android, é a captura automática de documentos assim que forem colocados diante da câmera, sem que o usuário precise encaixar o papel em um espaço determinado pelo software.

Google Drive para iPhone finalmente ganha recurso para escanear documentos; nos EUA, títulos de arquivos podem ser gerados com IA (Imagem: Divulgação/Google)
Google Drive para iPhone finalmente ganha recurso para escanear documentos; nos EUA, títulos de arquivos podem ser gerados com IA (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

Além disso, nos EUA, os donos de iPhones e iPads podem usar inteligência artificial para dar nome aos documentos. Durante o processo de digitalização, o app vai reconhecer o conteúdo dos papeis e sugerir títulos para os arquivos, sem que seja preciso digitar manualmente antes de compartilhar.

Novo recurso do Google Drive é liberado aos poucos

A demora de mais de uma década no lançamento de um recurso que se tornou padrão no Drive para Android chama a atenção. Enquanto outros apps, como o Office Lens e até mesmo o Notas, da própria Apple, já contavam com capacidades de escaneamento, o Google mantinha o PhotoScan como opção independente capaz de digitalizar documentos em formato de imagens salvas na galeria do celular. Agora, porém, está tudo integrado ao app do serviço de armazenamento.

A atualização para o app do Google Drive no iPhone está sendo liberada aos poucos. Quando estiver disponível, os usuários poderão usar o ícone da câmera ou o sinal de "+", na parte inferior da tela, para acessar o recurso de escanear documentos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade