PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Intel encerrará produção de CPUs Raptor Laker de 13ª geração

A Intel confirmou em um documento que os processadores de 13ª geração serão descontinuados a partir de junho, dando fim ao ciclo desses produtos

11 abr 2024 - 17h12
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel revelou que irá descontinuar a linha de processadores Raptor Lake de 13ª geração ainda no primeiro semestre de 2024. A decisão foi anunciada em documentos que datam do dia 21 de março e refletem o movimento da companhia azul para dar destaque total aos Raptor Lake Refresh de 14ª geração, finalizando o ciclo dos produtos anteriores.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech

Segundo a documentação da empresa, as lojas e companhias interessadas em receber a última remessa dos produtos devem realizar os pedidos até o dia 24 de maio. A partir de então, a última leva de CPUs produzidas deve ser entregue por volta de 28 de junho e, após isso, as lojas ficarão dependentes dos estoques.

A movimentação já era esperada, visto que o preço dos Raptor Lake Refresh começa a cair e a tendência natural de gerações mais antigas serem descontinuadas estava batendo à porta. Isso também aconteceu há algum tempo com a 12ª geração Alder Lake, que deu sua vez aos Raptor Lake agora em fim de ciclo.

O fim é para todos

Lançados em 2022, os processadores Raptor Lake trouxeram um refinamento e otimizações bem importantes para a família de CPUs da Intel. Os modelos mantiveram o esquema de arquitetura híbrida introduzido um ano antes, sem grandes mudanças estruturais, mas conseguiram oferecer um salto de desempenho considerável.

A partir da última remessa, os Raptor Lake vão continuar nas lojas enquanto houver estoque disponível (Imagem: Divulgação/Intel)
A partir da última remessa, os Raptor Lake vão continuar nas lojas enquanto houver estoque disponível (Imagem: Divulgação/Intel)
Foto: Canaltech

Esses produtos chegaram no mesmo período em que a AMD lançou os Ryzen 7000, acirrando a competitividade no mercado de hardware. Para isso, a Intel apostou em produtos como o Core i5-13600K e o i7-13700K, além do poderoso Core i9-13900K. Tempos depois foi a vez de chegar ao segmento intermediário, fazendo bastante sucesso com o Core i5-13400F.

Com a iminente aposentadoria dos processadores Intel Raptor Lake, a expectativa é que o preço da 14ª geração reduza nos próximos meses. 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade