Instagram X TikTok: anunciantes investem 3 vezes mais na rede social da Meta
Apesar de seu sucesso, TikTok ainda está muito abaixo do Instagram em termos de investimento; por quê? Entenda
O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2022. Fenômeno em crescimento, a plataforma foi responsável por mudar a maneira de consumir conteúdo, influenciando redes sociais já consolidadas a mudar seu formato para competir com seus vídeos curtos — como, por exemplo, o YouTube com o Shorts, o Instagram com o Reels e até mesmo a Netflix.
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No entanto, apesar de seu sucesso, o TikTok ainda está atrás do seu concorrente direto em termos de investimentos. Segundo um relatório da Insider Intelligence, os anunciantes dos Estados Unidos investiram cerca de US$ 774,8 milhões (R$ 4 bilhões) no marketing de influência na plataforma chinesa, enquanto o Instagram recebeu cerca de US$ 2,23 bilhões (R$ 11,5 bi) — equivalente a quase três vezes maior.
Conforme explicam especialistas, um dos motivos para tamanha diferença é o tempo de atividade das plataformas. O Instagram está na ativa há quase 12 anos e, consequentemente, tem um público mais sólido — do qual também obtém mais dados relevantes, podendo oferecer previsões mais assertivas.
Para Ísis Vasques, diretora-executiva da agência de publicidade Ecco, já existe um vasto histórico de retorno e benchmarks de ações bem-sucedidas com influenciadores no Instagram. "Digamos que é um terreno mais 'seguro' na mente dos clientes", resume Vasques.
O diretor de operações da agência norte-americana 270B no Brasil, Maurício Fernandes, reforça que não é falta de credibilidade do TikTok, mas trata-se de novidade que precisa ser testada para apresentar os melhores resultados aos consumidores. "Conforme os testes vão sendo realizados, ela vai ganhando mais espaço", explica Fernandes.
Instagram pode perder espaço para o TikTok nos próximo anos
Ainda segundo o relatório da Insider, estima-se que 74,5% dos anunciantes norte-americanos farão grandes investimentos em marketing de influência nos próximos anos. Somente neste ano, este tipo de ação publicitária deve crescer 27,8%, chegando a US$ 4,9 bilhões (R$ 25,9 bi). Dessa maneira, é de se esperar que o TikTok ganhe mais relevância.
Para Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, o crescimento do TikTok será natural, visto que, nos últimos anos, o Instagram instaurou diversos obstáculos para a entrega de conteúdos publicados, além de aumentar o preço dos pacotes para impulsionar publicações.
"Por outro lado, o Tiktok tem um algoritmo que entrega números melhores na divulgação dos conteúdos, o que dá mais segurança para as marcas, ajuda novos criadores a conquistarem seguidores e auxilia na variedade de nomes para parcerias", completa.
Sendo assim, a realidade de uma possível troca de posições entre as redes sociais é possível, principalmente pela capacidade de adaptação do meio digital. Para Vasques, da Agência Ecco, "o ambiente de mídias digitais é altamente mutável. A todo momento vemos novidades, com novas plataformas e formatos".
A executiva ainda conclui dizendo que, conforme a geração Z cresce, o seu poder de consumo aumenta e cada vez mais as marcas irão buscar se comunicar com essas pessoas.
"Se, de fato, o TikTok se mostrar a plataforma mais eficiente para se comunicar com esse público, será certamente povoado por uma nova geração de influenciadores, o que fará as marcas voltarem seus olhares e investimentos para lá", finaliza.
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