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Instagram revela os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023

Relatório do Instagram releva os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023 e apresenta curiosidades sobre o comportamento desse público na rede social

4 dez 2023 - 21h49
(atualizado em 5/12/2023 às 12h10)
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A plataforma Instagram divulgou o relatório "Vem na Trend 2024", realizado em parceria com a WGSN, que apresenta quais foram os emojis mais usados pelos jovens no Brasil em 2023 além de revelar curiosidades sobre o comportamento da Geração Z na rede social.

Foto: Katka Pavlickova/Unsplash / Canaltech

O estudo é resultado de uma pesquisa sobre questões e tendências que são importantes para a Gen Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. O levantamento destaca temas revelantes para esse público, como celebridades, estilo de vida, namoro e amizade.

Emojis mais usados no Brasil

De acordo com o relatório, os jovens entre 16 e 24 anos no Brasil gostam de usar emojis com corações e risadas. Os cinco mais utilizados por essa geração em 2023 são:

  1. ❤️
  2. 🥰
  3. 😂
  4. 😍
  5. 🤣
Emojis com corações e risadas são os mais usados pelos jovens de 16 a 24 anos no Brasil (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)
Emojis com corações e risadas são os mais usados pelos jovens de 16 a 24 anos no Brasil (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)
Foto: Canaltech

Comportamento dos jovens

O relatório divulgado pela Meta revela também algumas curiosidades sobre a Geração Z brasileira que contrastam com os dados mundiais. Os jovens do Brasil se mostram mais corajosos em "dar like" na hora de flertar e "trocar follow" para pedir número de telefone.

Confira os destaques da pesquisa:

  • A Geração Z no Brasil está mais interessada em usar as redes sociais "para ficar por dentro das tendências" (25,6%), incluindo moda e tecnologia;
  • Nos outros países que participaram da pesquisa, o principal motivo dos jovens para usar o Instagram é "manter contato com família e amigos" (26,4%);
  • 42% dos brasileiros nessa faixa etária levam em consideração o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente, essa porcentagem é de 30%;
  • "Ter mal humor ou gosto ruim para memes" é o segundo maior motivo para não gostar de alguém entre os jovens dos países participantes, e só perde para "mastigar com boca aberta";
  • Os brasileiros foram os que mais declararam "procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%) e são os mais propensos a responder aos stories de um crush ou enviar um meme para a pessoa que gosta;
  • Questionados sobre por que gostam de trocar follow no Instagram, a maioria dos brasileiros citou "trocar número de telefone" (40,6%), enquanto os jovens dos outros países responderam "parecer mais casual";
  • A geração jovem do Brasil é também a que mais considera apagar as fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%);
  • A relação com celebridades é um forte atrativo do Instagram para a Geração Z, e 68,3% dos brasileiros nessa faixa etária admitiram já ter enviado uma mensagem direta (DM) para ídolo ou influenciador famoso.
  • 3 em 4 pessoas dessa geração também se consideram parte de um fandom no mundo todo. Os principais fandoms estão relacionados a: Programa de TV/anime (32%); Cantores/Bandas (28%); Videogames (23%);
  • Entre as tendências e promessas para 2024, esse público deseja ter práticas mais sustentáveis de moda, incluindo "comprar menos roupas", "repartir looks" e "apoiar o comércio local";
  • Os jovens também desejam que 2024 seja um ano de "autoaperfeiçoamento e desenvolvimento, tendo como prioridades: "permanecer saudável", "explorar um plano de carreira" e "viajar";
  • A Geração Z dos países participantes da pesquisa também se revelou empreendedora, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.

Para os interessados em manter maior privacidade sobre os conteúdos que compartilha no Instagram, veja também como utilizar o recurso "Amigos próximos" para publicar fotos no feed, reels e stories apenas para contatos selecionados.

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