PUBLICIDADE

HQ de Batman lançada há 37 anos "quebra a internet" em discussão de fãs

A icônica capa com relâmpago de Frank Miller no clássico Batman: O Cavaleiro das Trevas gera discussão viral 37 anos depois

30 nov 2023 - 22h22
(atualizado em 1/12/2023 às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, é um clássico absoluto do Homem-Morcego. A trama, que mostra um Bruce Wayne aposentado voltando às ruas e enfrentando o Superman, tem um capa icônica, com o herói saltando pelos ares com um relâmpago ao fundo. E essa arte ganhou destaque novamente nesta semana, por conta de discussões virais de fãs em redes sociais.

Foto: DC Comics / Canaltech

A silhueta de Batman em destaque com seu corpo todo escuro cria uma ilusão de ótica, que, dependendo do ponto de vista, pode ser interpretada como um salto com o corpo de frente ou de costas. E isso tem "quebrado a internet" ultimamente, mesmo depois de essa mesma discussão já ter viralizado em 2015.

Capa original de Batman: O Cavaleiro das Trevas, lançado em 1986 (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Capa original de Batman: O Cavaleiro das Trevas, lançado em 1986 (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Foto: Canaltech

Ninguém sabe ao certo porque essa discussão voltou, certo é que há indícios de que uma arte semelhante produzida pelo mesmo autor, Frank Miller, para uma HQ dos Vingadores; e o questionamento feito pelo usuário KaptainKraken na rede social X (antigo Twitter), com certeza trouxeram essa pergunta à tona novamente.

Capa produzida recentemente pelo mesmo autor, Frank Miller, para nova HQ dos Vingadores (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Capa produzida recentemente pelo mesmo autor, Frank Miller, para nova HQ dos Vingadores (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Foto: Canaltech

E, sabe como é, às vezes alguns assuntos viralizam sem muita explicação.

De frente ou de costas?

Além de questionar novamente e trazer artes mostrando o que acredita ser o ponto de vista correto, com o Batman de frente em sua silhueta escura, KaptainKraken teve a discussão ampliada pelo usuário Matt Ferguson, cuja postagem compartilha uma imagem também com a posição frontal, em uma arte do esboço original.

Embora Ferguson tenha admitido que "funciona nos dois sentidos", os fãs de quadrinhos têm defendido suas perspectivas. E o mais divertido e curioso é que outras opiniões trazem respostas mais criativas, oferecendo novas explicações hilariantes.

Bem, independente de que lado você defenda, o mais provável é que tenha sido idealizado originalmente com o herói saltando com o corpo de frente — mas, né, quem somos nós para julgarmos quem está certo ou errado, em um discussão sem fim que, no final das contas, traz de volta um clássico que sempre deve ser lembrado?

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade