PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gravação de vídeo no Uber é liberada em todo o Brasil

Uber vai trazer nas próximas semanas a ferramenta de gravação de vídeo durante as viagens para os motoristas

16 abr 2024 - 19h35
(atualizado em 17/4/2024 às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o anúncio em outubro de 2022 e uma fase de testes com motoristas selecionados nos meses seguintes, a Uber finalmente traz para todo o território nacional o recurso de gravação de vídeo durante as corridas. Segundo a companhia, a ferramenta de segurança chega para os parceiros donos de celulares com Android nos próximos dias.

Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash / Canaltech

Gravação de vídeo no Uber

Com foco na segurança tanto do motorista parceiro quanto dos passageiros, a função de gravação de vídeos da Uber recebeu testes em algumas regiões do Brasil, como Manaus, Recife, Curitiba e São José dos Campos (SP).

A ferramenta utiliza a câmera frontal do celular Android e, de acordo com a empresa, pode ser configurada em poucos segundos. Além disso, a Uber detalhou mais como tudo funciona:

  • Ativação é opcional e grava tanto vídeo quanto áudio, a gravação é encerrada 20 segundos depois da conclusão da viagem;
  • O conteúdo gravado fica criptografado no telefone e não pode ser acessado por ninguém. A única maneira de ver o vídeo é através de um reporte de incidente de segurança no app pela equipe da Uber;
  • O cliente é informado da gravação previamente e pode cancelar a corrida se preferir;
  • Caso haja a necessidade, as autoridades podem solicitar o conteúdo para investigação.
As viagens de Uber devem se tornar mais seguras (Imagem: Viktor Avdeev/Unsplash)
As viagens de Uber devem se tornar mais seguras (Imagem: Viktor Avdeev/Unsplash)
Foto: Canaltech

Empresa quer incentivar o bom comportamento

O uso do recurso de gravação de vídeo da Uber funciona como uma forma de prevenção de incidentes durante as viagens. É o que explica a gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da companhia, Mariana Esteves.

"A Uber se dedica a aprimorar nossas ferramentas de segurança dentro da plataforma, e os recursos de gravação oferecem um suporte importante", destaca Esteves. "Esse é um instrumento relevante para incentivar a todos a se comportarem da melhor forma possível, sabendo que estão sendo gravados, além de fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente", finaliza a executiva.

Com a nova ferramenta, parece que está cada vez mais seguro usar o serviço de mobilidade. Sendo assim, vale conhecer os melhores carros para usar na Uber e em outros aplicativos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade