PUBLICIDADE

GPT-4o | OpenAI lança novo modelo gratuito e mais poderoso

Novo modelo da OpenAI, GPT-4o é mais rápido que o GPT-4 Turbo, está disponível de graça e consegue interpretar voz, áudio e texto simultaneamente

14 mai 2024 - 01h06
(atualizado às 04h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI anunciou a chegada do GPT-4o, o novo modelo de IA para abastecer ChatGPT e outras ferramentas da empresa. O grande modelo de linguagem (LLM na sigla em inglês) é mais poderoso inclusive que o GPT-4 Turbo por ser multimodal e interpretar com agilidade áudio, texto e imagem ao mesmo tempo. Além disso, ele está disponível de graça no ChatGPT (o GPT-4 Turbo era o modelo pago disponível a assinantes do ChatGPT Plus).

Foto: Reprodução/OpenAI / Canaltech

O novo LLM foi anunciado nesta segunda (13) pela CTO da OpenAI, Mira Murati, durante a conferência Spring Updates, e começa a ser distribuída ainda hoje para usuários gratuitos e assinantes — leia abaixo como experimentar a novidade.

Experiência multimodal

O GPT-4o segue a proposta da projeto em tornar a IA mais acessível e intuitiva para todos os consumidores — para isso, reforça o aspecto multimodal do ChatGPT. O chatbot agora é capaz de processar nativamente comandos que envolvam voz, imagem e texto, inclusive ao misturar mais de um formato durante o mesmo prompt.

No caso das conversas de voz, o modelo diminui a latência entre o comando e a resposta da IA, com resultados cada vez mais imediatos. A demonstração da empresa indica que o ChatGPT é capaz de compreender barulhos externos, como uma respiração ofegante, e ainda consegue mudar de assunto com facilidade, como se estivesse numa conversa em tempo real.

A ferramenta, agora compatível com mais de 50 idiomas diferentes, também consegue traduzir conversas simultaneamente em qualquer dispositivo. 

GPT-4o é gratuito e supera modelos anteriores da OpenAI (Imagem: Reprodução/OpenAI)
GPT-4o é gratuito e supera modelos anteriores da OpenAI (Imagem: Reprodução/OpenAI)
Foto: Canaltech

A interpretação de imagens também está mais poderosa: durante uma conversa de áudio, é possível enviar fotos para a análise da IA, que retorna com respostas em poucos segundos. A empresa revela que o recurso é útil para resolver equações matemáticas ou traduzir um cardápio em outro idioma, por exemplo. 

Por fim, o chatbot também lê arquivos que misturam texto e imagem, enquanto a versão para desktop tem um atalho para enviar prints para análise rapidamente.

Mais poderoso

O GPT-4o pode ser considerado o novo modelo de topo de linha da OpenAI. Durante testes feitos na plataforma LMSys, que avalia a performance de um modelo de linguagem, a IA teve resultados superiores aos de GPT-4 Turbo e outros concorrentes contemporâneos, como o Gemini 1.5 Pro e o Claude 3. 

Gratuito

A OpenAI anunciou que o novo modelo e uma série de funções que eram do ChatGPT Plus estão disponíveis para todos os usuários do chatbot, mesmo os que não pagam assinatura. De acordo com o CEO Sam Altman no X (antigo Twitter), a empresa quer "colocar grandes ferramentas de IA nas mãos de todo mundo".

Além do GPT-4o, qualquer pessoa terá acesso à GPT Store, com versões personalizadas do chatbot, à pesquisa em tempo real, ao recurso que lembra o conteúdo de conversas passadas e à ferramenta de análise avançada de dados. Todos esses recursos eram limitados à assinatura paga da ferramenta.

Inicialmente, o novo modelo foi liberado para usuários dos serviços ChatGPT Plus e Team. A versão gratuita também foi liberada, mas tem limites de uso — a expectativa é que a assinatura Plus tenha limites até cinco vezes maiores, e a capacidade será ainda maior nos planos Team e Enterprise.

Como usar o GPT-4o

O modelo foi liberado aos poucos, mas o processo para usá-lo é similar ao da versão gratuita do ChatGPT:

  1. Acesse chatgpt.com ou abra o app do ChatGPT;
  2. Verifique se o GPT-4o está selecionado no topo da tela.
  3. Envie os prompts e se divirta.

Você também pode usar a ferramenta de conversa por voz para enviar comandos à IA.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade