PUBLICIDADE

Google vai usar Gemini para escutar ligações e detectar golpes

Google anuncia que o Gemini Nano será capaz de escutar ligações e identificar potenciais golpes e fraudes em tempo real em uma futura atualização do Android

15 mai 2024 - 03h42
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google revelou que a IA Gemini Nano poderá ser usada no futuro para escutar as ligações no Android e emitir um alerta em tempo real se reconhecer padrões associados a golpes e fraudes. O recurso será possível em versões futuras do sistema operacional da companhia com a integração do Gemini Nano de forma nativa nos aparelhos.

Foto: Dragana_Gordic/Freepik / Canaltech

A medida de segurança também será opcional, e as pessoas poderão desativar a ferramenta caso não se sintam seguras com a IA "escutando" suas conversas no celular. Vale ressaltar, no entanto, que o Gemini Nano será executado diretamente no aparelho, portanto não haverá envio de informações para processamento na nuvem — o que deve garantir a privacidade sobre as ligações.

Alerta contra golpes e fraudes

O Google anunciou a novidade durante a realização do evento Google I/O nesta terça-feira (14). Segundo a empresa, o recurso de alertas em tempo real sobre potenciais golpes e fraudes em chamadas telefônicas está em fase de testes no momento e ainda não há uma previsão de lançamento.

No blog oficial, a Big Tech deu mais explicações sobre o funcionamento da ferramenta. "Por exemplo, você receberá um alerta se um 'representante do banco' solicitar que você transfira fundos com urgência, faça um pagamento com um cartão-presente ou solicite informações pessoais, como PINs ou senhas de cartão — que são solicitações incomuns para um banco".

O Google divulgou uma imagem sobre como poderá ser esse alerta no celular, com um aviso que informa sobre o "possível golpe" e uma explicação que diz que "os bancos nunca pedem para você transferir o seu dinheiro por segurança". O alerta oferece a opção de "ignorar e continuar" ou "encerrar a ligação".

Gemini poderá aertar sobre golpes em ligações no futuro (Imagem: Divulgação/Google)
Gemini poderá aertar sobre golpes em ligações no futuro (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

Mais Gemini nos produtos Google

No evento Google I/O 2024, a empresa revelou várias novas aplicações do Gemini em seus produtos e serviços, incluindo uma integração do modelo Nano na versão desktop do navegador Chrome e uma assistente Gemini Live que faz a IA conversar com você.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade