PUBLICIDADE

Google instala ChromeOS em um celular Android, diz site

Em uma demonstração privada feita para empresas, Google teria colocado o ChromeOS para rodar em um Pixel 8

14 mai 2024 - 17h45
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google conseguiu instalar o ChromeOS em um celular Android e aparentemente tudo funcionou bem. A informação é do conceituado jornalista de tecnologia Mishaal Rahman, publicada pelo site Android Authority, e conta que a Gigante da Web fez isso usando uma máquina virtual em um Pixel 8.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

Chromedroid, é você?

De acordo com Rahman, a demonstração usou uma compilação especial do Chromium OS — a base open source do sistema do Google — chamada "Ferrochrome". Ainda segundo o jornalista, o Google não comentou durante o evento se planeja embutir o sistema dos Chromebooks nos seus celulares em algum momento, mas isso não é muito provável.

Vale lembrar que o ChromeOS já é capaz de rodar muitos apps de Android e, além disso, o Android também vem se tornando muito amigável para telas maiores. Cabe destacar também que modificações do sistema, como a One UI da Samsung, possuem um competente modo desktop para ser usado como um PC tradicional, com teclado e mouse.

Então, qual o sentido? O mais provável é que o Google tenha em mente apenas a intenção de reforçar a capacidade de virtualização no Android. Abrir essa possibilidade para que usuários comuns ou desenvolvedores utilizem outros sistemas acoplados em celulares que cada vez mais oferecem hardware avançado para realizar diferentes tarefas pode ser uma ótima forma de incrementar a experiência mobile no futuro.

Além disso, a empresa já trabalha em um modo desktop nativo do Android, ou seja, quem sabe mais adiante essa função transforme o sistema do celular em um desktop completo com ChromeOS quando você plugar ou espelhar o aparelho em um monitor ou smart TV, por exemplo.

Google I/O vem aí

Quem sabe o Google não fala sobre esse mix de Android e ChromeOS durante a Google I/O 2024, que começa nesta terça (14), com transmissão ao vivo a partir das 14h (de Brasília).

Fonte: Android Authority

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade