PUBLICIDADE

Gemini vai conversar com você para encontrar imagens no Google Fotos

Google Fotos deixará você conversar com o Gemini para encontrar imagens específicas; ferramenta entende o contexto e aceita comandos em linguagem natural

15 mai 2024 - 02h30
(atualizado às 04h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google anunciou uma integração entre o Fotos e a IA do Gemini para localizar fotos na biblioteca a partir de perguntas simples. O recurso, conhecido como "Ask Photos" ("Pergunte ao Fotos"), foi revelado no Google I/O 2024 e cria uma janela de diálogo no app para entregar resultados cada vez mais específicos.

Foto: Reprodução/Google / Canaltech

O Fotos é um dos produtos da Gigante das Buscas que já usa ferramentas de IA há algum tempo, como o reconhecimento facial e a pesquisa por objetos, locais e outras categorias. A atualização com o Gemini dá um passo além e permite encontrar uma foto específica a partir de comandos com linguagem natural, como "mostre a melhor foto que tirei de cada parque que visitei", sem a necessidade de navegar pela galeria.

A demonstração do recurso mostra que o app é capaz de identificar detalhes sobre o contexto da foto e não se limita somente às informações explícitas. A IA pode identificar as datas para trazer as memórias de diferentes festas de aniversário, mostrar a placa do carro do usuário com base no veículo mais frequente na galeria e compilar as memórias de uma viagem recente, por exemplo.

Como o recurso funciona

O Ask Photos funciona em três etapas. Primeiramente, a IA entende o pedido e começa a pesquisar entre palavras-chave, pessoas, locais, datas e termos em linguagem natural. Depois, usa esses dados para localizar as fotos e vídeos que fazem maior sentido para a resposta — a habilidade multimodal do Gemini consegue entender o que acontece em cada imagem e ainda ler textos presentes no arquivo.

Por fim, a ferramenta possui alguns mecanismos de segurança para não gerar nenhum material impróprio. A empresa informa que não usa os dados pessoais no Fotos para anúncios e não vai revisar as conversas com a IA, com a exceção de casos raros de abuso. 

Quando chega?

O Google revela que o Ask Photos será liberado em breve nos próximos meses, mas não trouxe detalhes adicionais sobre a distribuição.

Enquanto isso, você pode conferir outras novidades anunciadas no Google I/O, como uma nova IA que visualiza o mundo pela câmera do celular e interage em tempo real.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade